Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Compromisso de Honra pela Democracia nos meios de Comunicação

  10/08/2004

A rádio Heliópolis lançou, durante seu 2º Fórum de Avaliação e Planejamento, um documento chamado “Compromisso de Honra pela Democracia nos meios de Comunicação”. A idéia é que qualquer candidato a vereador ou a prefeito de São Paulo ( de todos os partidos ) possa  apoiar essa plataforma mínima de interesses da Comunidade de Heliópolis (no setor da comunicação ) e apresentar, em seguida, seu programa completo à população.
 
Quem assina o manifesto se compromete a apoiar o artigo 266 (sobre plano diretor de Radiodifusão comunitária) do PL 139/04 (que institui Planos Regionais e o Novo Zoneamento de São Paulo, como complemento ao Plano Direitor Estratégico da Cidade). Se compromete também a apoiar o projeto de Lei 145 em tramitação na Câmara Municipal e o Manifesto A Rádio que Queremos , elaborado em dezembro de 2003 por 780 estudantes de 80 escolas integrantes do projeto Educom.radio.
 
Fica o modelo de inspiração para todas as emissoras comunitárias de São Paulo ou de qualquer outro município que queiram fazer o mesmo.
 

Compromisso de Honra
a serviço da Democracia na Comunicação
 
Eu,   Fulano de Tal , candidato a vereador pelo   Partido X  à Câmara Municipal de São Paulo, abaixo assinado, defendo a democracia nos meios de comunicação e me comprometo a lutar, se eleito, por todos os meios legais ao meu alcance, para aprovar :

- O Projeto de Lei 145/01 que dispõe sobre a exploração do Serviço de Radiodifusão Comunitária no Município de São Paulo. Esse PL de 2001 já foi aprovado por todas as Comissões ( por   unanimidade de todos os Partidos) e agora só falta ser submetido ao Plenário da Câmara.
 
-Comprometo-me também a defender a implementação do Plano Diretor de Radiodifusão Comunitária (artigo 266 do PL 139/04 que institui os Planos Regionais e o Novo Zoneamento de São Paulo, aprovado pela Câmara em julho, como complemento ao Plano Diretor Estratégico da Cidade) que prevê “a garantia de participação da Sociedade Civil e de suas entidades representativas nos processos de elaboração, decisão e gestão“ , ou seja, a criação, finalmente, do tão esperado Conselho Municipal de Comunicação.
 
Considero ainda que estarei honrando cada voto de confiança depositado em mim
– e com isso ajudando a melhorar a educação escolar e a diminuir a violência entre as crianças e adolescentes – ao me  empenhar pela divulgação do Manifesto. A Rádio que Queremos , elaborado por 780 estudantes de 80 escolas integrantes do Projeto Educom.rádio, em dezembro de 2003.
 
Entendo ainda que a maior cidade do Hemisfério sul do Planeta não pode abaixar a cabeça a normas e portarias  aprovadas em Brasília e que desrespeitam a Lei Maior que é a Constituição da República. Concretamente : não se pode aceitar a legislação atual que facilita a ação nefasta do narcotráfico no controle das atuais e futuras Rádios Comunitárias quando proíbe que essas emissoras possam auto-sustentar-se através do livre apoio cultural de instituições importantes e da legítima conquista de publicidade para cobrir seus custos.
 
A Liberdade de Imprensa e a Democracia na Comunicação devem estar acima de quaisquer diferenças políticas, filosóficas ou religiosas.

São Paulo, ___ de ______ de 2004

Nome e assinatura do candidato
 
Leia mais:
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online