Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Rádio MareManguinhos visita OBORÉ

  27/07/2004

A OBORÉ recebeu durante o último final de semana, dias 24 e 25 de julho, dois integrantes da Rádio MareManguinhos, emissora situada entre as comunidades de Manguinhos e da Maré, no Rio de Janeiro: o diretor técnico, João Pujucan, e o diretor de Operações, Alexandre Gabeira. A visita da dupla marca o início de uma nova política de intercâmbio com os parceiros da casa: os visitantes são recebidos por aqui e levados a um roteiro de estudos e troca de experiências e, em troca, recebem a equipe da OBORÉ em suas respectivas cidades.
 
Mantida pela Associação de Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (ASFOC) e pelo Centro de Estudos de Ações Solidárias da Maré (CEASM), a rádio é fruto do esforço dos trabalhadores da Fiocruz, moradores de Manguinhos e da Maré. Por enquanto, a emissora transmite sua programação via Internet, mas a luta é grande para que esteja de fato no dial do Rio de Janeiro: “Estamos lutando pela autorização para funcionarmos em FM. Com isso, serão atingidos cerca de 250  mil habitantes das comunidades de Manguinhos e da Maré, vizinhas da Fiocruz”, explicou Gabeira.
 
Eles explicaram que, levando em consideração a realidade dos moradores, sujeitos a diversos tipos de violência, desemprego e com enorme dificuldade de acesso aos serviços públicos básicos, o objetivo da rádio é potencializar a integração das comunidades e sua interação com atores locais como empresas, entidades governamentais e sociedade civil.
 
Depois de uma boa conversa sobre os projetos das duas instituições, a dupla realizou um roteiro intenso pela capital paulista: estiveram na Rádio Heliópolis, no Centro de Educação Unificado (CEU) Meninos, Estação da Arte, Projeto Eremim – todos locais onde puderam trocar experiências na área da comunicação popular.
 
Para Gabeira, estar em São Paulo durante o final de semana, conhecer a cidade e as atividades da OBORÉ, como também a montagem da rádio do Projeto Eremim, em Osasco, a Estação da Arte, na Penha, e o processo de transformação por que passa a Rádio Heliópolis, contribuiu em muito para aumentar os horizontes da Rádio MareManguinhos. “Ao conhecê-los tivemos a certeza que muitas trocas técnicas, culturais e artísticas são possíveis. Aproximar Rio de Janeiro e São Paulo, no que diz respeito à comunicação popular, e formar esta ponte de idéias é fundamental para fortalecer o movimento pela democratização da comunicação”, disse.
 
João Pujucan concorda com ele: “A visita foi maravilhosa! Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho da OBORÉ e comprovar sua excelência. Um centro de convergência, produtor, distribuidor e fomentador de projetos admiráveis e ousados em diversas áreas. O intercâmbio da área técnica foi extremamente enriquecedor, possibilitou um conhecimento maior da realidade das rádios comunitárias, renovou, reforçou a idéia de complementariedade para melhor atender. Esperamos interagir cada vez mais e estreitar nossos laços."
 
Como primeiro resultado da parceria, a Rádio MareManguinhos passou a integrar a Rede de Comunicadores pela Saúde, coordenada pela OBORÉ. Os próximos estão a caminho.
 
 
Para ouvir a rádio, basta acessar: www.maremanguinhos.fiocruz.br
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online