Domingo, 05 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Uma Esperança que veio para ficar

  06/07/2004

Nesta segunda, dia 5, a OBORÉ recebeu a visita do diretor de produção da Rádio Antares, Jessé Silva. Nome fantasia da Rádio e TV Educativa do Estado do Piauí, a Antares integra a ARPUB – Associação das Rádios Públicas do Brasil, entidade recém- criada para possibilitar maior integração e troca de experiências entre essas emissoras que têm características e compromissos diferenciados por serem dirigidas oficialmente por órgãos públicos.
 
Recebido pela equipe do nosso Núcleo de Rádio, Jessé Silva, além de comentar sobre o trabalho e os desafios da Antares e da ARPUB, nos trouxe uma grande notícia das terras piauienses, até então pouco comentada pelos meios de comunicação: que a Esperança veio para ficar!
 
Esperança é o nome da rádio comunitária que está funcionando em Guaribas, interior do Piauí, desde março de 2003 -  época em que a população definiu suas prioridades junto ao Conselho Gestor do Programa Fome Zero. Para a comunidade, ter uma rádio era tão importante quanto a definição das políticas de saúde e educação no seu plano de desenvolvimento local. Ela seria um grande instrumento para discutir as muitas fomes da população: isolamento geográfico, acesso à água, medidas contra analfabetismo, melhoria e construção de estradas, prevenção de doenças.
  
Mas, de acordo com Jessé Silva, a Esperança trouxe a Guaribas muito mais: está possibilitando o controle social e o acompanhamento, em tempo real, da transformação da cidade e do seu povo. “Guaribas está de cabeça para baixo (sic), vocês não imaginam quanta coisa boa foi possível fazer neste ano e meio, com as medidas do Fome Zero  e da rádio”, conta o radialista, que ajudou na capacitação da equipe que toca a rádio e que vem acompanhando, desde então, suas atividades.
 
Jessé pretende concluir um grande documentário sobre essa experiência, resgatando imagens inéditas gravadas com o povo do lugar. Na reunião com a OBORÉ, foi fechado um acordo de parceria em que um dos compromissos é produzir e lançar este vídeo   ainda neste ano para mostrar ao mundo que o arco-íris venceu a tempestade. Ou seja, que a Esperança venceu Confusões e veio, mesmo, para ficar.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online