Domingo, 05 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Seminário Comunicação a Serviço da Educação e da Cultura

  09/06/2004

 
Dando sequência a uma série de debates que tem se desenvolvido em São Paulo desde o mês de setembro do ano passado quando aconteceu o primeiro encontro "Cadê  canal para a Capital?", foi realizado na Câmara Municipal, no último sábado (5), o Seminário Comunicação a Serviço da Educação e da Cultura que teve como tema "Pela democratização da comunicação, em apoio ao Projeto Educom.rádio, por mais espaço nas rádios para a música brasileira de qualidade, em comemoração à definição do canal 198 para as rádios comunitárias da Grande São Paulo e definitivamente contra o ´jabá´".
 
A iniciativa, organização e apoio do evento ficaram a cargo de uma ampla frente de personalidades, entidades e órgãos públicos ( relação abaixo ). A Secretaria Executiva coube ao Gabinete do Vereador Carlos Neder e à OBORÉ.
 
 
Participaram da abertura do evento (a partir da esq.): Anna Claudia Vazzoler (Advogada Orientadora do Escritório Modelo "D. Paulo Evaristo Arns" da Faculdade de Direito da PUC/SP), Ismar Soares (Coordenador  do projeto Educom.rádio), Paulo Januário (representante da Anatel/SP), Sergio Gomes (diretor da OBORÉ), Luis Nader (assessor do vereador Carlos Neder), os vereadores Carlos Neder e Nabil Bonduki, Rogério Nogueira (assessor da vereadora Tita Dias), Fábio Renzo (Assessor Parlamentar da Secretaria Municipal da Educação) e José Augusto Camargo (diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo).
 
 
Para o vereador Carlos Neder (à esq.), a importância do Seminário está em mostrar que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para formar cidadãos. "Nós precisamos educar as pessoas para a mídia. É preciso que as pessoas tenham condições críticas de fazer análise da programação dos veículos de comunicação, saber como são feitas as concessões e que forma elas podem se apropriar desses instrumentos."
 
Autor da proposta do Plano Diretor da Radiodifusão Comunitária, Bonduki, afirmou:  "Educação e a Cultura são duas áreas onde a rádio comunitária pode ter uma importância muito grande, uma vez que nós precisamos contar com esse instrumento de comunicação para chegar à população, sobretudo agora que o canal 198 está definido, poderemos ter uma rede de rádios comunitárias funcionando no município de São Paulo".
 
O Plano Diretor da Radiodifusão Comunitária prevê o planejamento físico do território, levando em conta a topografia regional, para evitar, por exemplo, que as próprias rádios comunitárias interfiram umas nas outras. Bonduki tem discutido a possibilidade de introduzir no plano diretor regional um prazo para a Prefeitura estabelecer, em função da topografia e da presença dos prédios, quantas rádios comunitárias poderiam funcionar no município de São Paulo utilizando o canal 198.
 
 
A proposta da Banca Jurídica de Apoio às Rádios Comunitárias, coordenada pela advogada Anna Claudia Vazzoler (ao lado do prof. Ismar Soares e de Aldo Leite, assessor do vereador Beto Custódio) , é qualificar os estudantes de Direito para que possam dar assessoria jurídica às rádios comunitárias, acompanhando os procedimentos para a autorização e casos específicos de apreensão de equipamento e inquérito policial. O trabalho já teve início e reúne cerca de 20 pessoas, entre estudantes, advogados e professores, no Escritório Modelo "D. Paulo Evaristo Arns" da Faculdade de Direito  da PUC.
 
"Ainda estamos em fase de aglutinação, mas queremos fazer uma frente forte para essa questão das rádios comunitárias que não é tratada na universidade, especialmente na faculdade de Direito. Junto com a OBORÉ nós temos a intenção de organizar um grande seminário relacionando comunicação, constitucionalismo e poder local". De acordo com Anna Claudia, encontros como este são importantes para aproximar os estudantes do tema e para prepará-los para que haja, em futuro próximo, qualificação de profissionais para atuar nessa área.
 
 
Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da USP e do Projeto Educom.rádio, o professor Ismar Soares (com a professora Hilda e a estudante Eliana da Escola Municipal Francisco Meirelles, já capacitada pelo projeto) destaca como positiva a pauta de recomendações do Seminário. "Os tópicos analisados, as propostas apresentadas e a vontade política das lideranças aqui presentes certamente fará com que a discussão se amplie a partir de subtemas específicos e o NCE estará à disposição para discutir propostas de como pode ser desenvolvida a produção radiofônica nas rádios comunitárias de São Paulo."
 
O Educom.rádio é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação e pelo NCE em torno do conceito de educomunicação e tem como meta capacitar as 455 escolas de ensino fundamental do município de São Paulo (cerca de 11 mil pessoas, entre professores, alunos e membros da comunidade) para o entendimento desse conceito e a prática da produção radiofônica.
 
"Ao preparar professores e alunos e membros da comunidade para usar a linguagem radiofônica a partir da perspectiva da gestão democrática, o Educom.rádio está fornecendo mão-de-obra qualificada para propostas de rádios comunitárias que venham a ser desenvolvidas na cidade", afirma o prof. Ismar.
 
 
O Coral Luther King, regido por Lucymara Apostólico, apresentou, na abertura do Seminário, o Hino da Luta contra o Apartheid "N´Kosi Sikeleli África" (arranjo do Maestro Martinho Lutero), "Cajuína", de Caetano Veloso (arranjo do Maestro José Gramani ) e "Trenzinho do Caipira", música de Heitor Villa-Lobos, poema de Ferreira Gullar e arranjo de Ana Yara Campos
 
Veja a seguir as Recomendações do Seminário
 
1 - Que os Escritórios-modelo das principais Faculdades de Direito de São Paulo promovam um Encontro de alto nível com a Diretoria da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo - para que se organize, no próximo semestre, um Simpósio sobre Direito Constitucional, Poder Local e Radiodifusão.
 
2 - Que os professores e alunos do Escritório-modelo "D.Paulo Evaristo Arns" da Faculdade de Direito da Universidade Católica de São Paulo sejam apoiados de todas as formas para que possam ser bem sucedidos em sua iniciativa de criar uma Banca Jurídica destinada a assessorar os que pretendem fundar rádios comunitárias e/ou educativas.
3 - Que a ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações - venha a realizar, em breve , um encontro de esclarecimentos técnicos a respeito da liberação dos canais 198 e 199 para o funcionamento das Rádios Comunitárias na região da Grande São Paulo.
 
4 - Que ABMI - Associação Brasileira de Música Independente, AMAR - Associação de Músicos Arranjadores e Regentes, Clube do Choro, movimentos de Hip Hop e outras instituições relacionadas à promoção e defesa da diversidade musical brasileira, venham a reforçar os propósitos do Itaú Cultural e ajudem a promover, em setembro, o 2º Seminário Onda Cidadã : Radiodifusão, Cultura e Educação.
 
5 - Que sejam procurados o CETS - Centro de Estudos do Terceiro Setor da FGV - Fundação Getúlio Vargas, o SEBRAE, o Departamento de Jornalismo da ECA-USP - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - e outras instituições do gênero - para que possam contribuir, efetivamente, com cursos de gestão e auto-sustentação voltados para as emissoras comunitárias e educativas.
 
6 - Que algumas EMEFs - Escolas Municipais de Ensino Fundamental - já capacitadas pelo projeto Educom.rádio - Educomunicação Pelas Ondas do Rádio, curso ministrado, desde o segundo semestre de 2001, pelo NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP, pudessem conhecer in loco a experiência das Rádios Comunitárias/Educativas de Itabuna, Bahia
 
Iniciativa - Organização - Apoio
 
Mandatos Vereador Nabil Bonduki, Vereadora Tita Dias, Vereador Beto Custódio, Vereador Ricardo Montoro, Deputado Estadual Vicente Cândido, Secretaria Municipal da Educação, Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, Escritório Modelo "D. Paulo Evaristo Arns" da Faculdade de Direito da PUC/SP, Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP, Centro Acadêmico Florestan Fernandes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo,  Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo , AMARC-Brasil - Associação Mundial de Rádios Comunitárias e Cidadãs, ABRAÇO/SP - Associação Brasileira de Rádios Comunitárias , Sinerc , Comitê São Paulo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, OPASQUIM21, TV Comunitária SP, Associação Torre Forte FM, Rádio Heliópolis da UNAS - União de Núcleos e Associações de São João Clímaco e Heliópolis, ,  Rádio Filadélfia, Associação Comunitária Monte Azul, Condomínio Edifício COPAN, Itaú Cultural, Instituto Pólis, Ação Educativa,  Escola da Cidade, Comunidade Coral Luther King / Fórum Coral Mundial, Cooperativa Paulista de Música, N.Ex.T- Núcleo Experimental de Teatro ,Grupo "Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes", Projeto Arco-Íris, Cala-Boca Já Morreu, GENS Serviços Educacionais,   Incomoon - Cooperativa de Comunicação,  Datagraph Engenharia ,  Sarau do Charles, Brasil Festeiro, Agenda Samba & Choro, São Paulo Home Care.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online