04/05/2004
Demorou, mas saiu. São Paulo e Região Metropolitana têm, enfim, canal (frequência no dial) para as rádios comunitárias. A grande notícia foi publicada no Diário Oficial da União de 27 de abril - Ato nº 43.957, de 26 de abril de 2004 (páginas 50 e 51) e apesar da importância do tema, afinal a resolução da Anatel libera para funcionamento cerca de 600 estações de baixa potência, passou totalmente desapercebida pelos veículos de comunicação.
Mas é preciso dizer que foram mais de cinco anos de luta que culminaram com o movimento "Cadê canal para Capital?", responsável por reunir, ao longo dos últimos meses, as principais entidades que lutam pela democratização da comunicação em São Paulo. Sem dúvida, a pressão do movimento foi decisiva na determinação do canal - o 198 - ainda neste semestre, como havia prometido o gerente da Anatel, Yapir Marotta, em 5 de novembro do ano passado, em reunião convocada pela Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal.
Vencida essa batalha, as entidades se voltam agora para a organização do Seminário Comunicação e Cultura, programado para o dia 5 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo. |