Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Projeto Repórter do Futuro completa 10 anos

  03/03/2004

O Repórter do Futuro – cursos de complementação universitária para quem quer ser jornalista de verdade - completa 10 anos em 2004.
 
O projeto oferece cursos de complementação universitária a estudantes e recém-formados em Jornalismo e Rádio e TV e tem como objetivo proporcionar alternativas de qualificação profissional aos estudantes que de fato pretendem contribuir com o bom desenvolvimento da imprensa brasileira.
 
Oferecido a cada semestre, com cerca de 10 encontros presenciais, aos finais de semana, para no máximo 25 alunos por turma, o Repórter do Futuro é uma das três frentes do Núcleo de Cursos da OBORÉ, ao lado de “Capacitação de Comunicadores” (voltado a comunicadores populares) e “Capacitação de Profissionais” (promovendo encontros e palestras para profissionais em geral). 
 
A implantação de um projeto voltado a estudantes e recém-formados, em 1994, estava relacionada a uma série de fatores, entre eles a ausência de atividades laboratoriais na maioria das escolas, o desaparecimento dos jornais alternativos (que acabavam funcionando como verdadeiras redações orgânicas) e a falta de contato sistemático entre estudantes e profissionais mais experientes com índole de repassar conhecimento às novas gerações.
 
Conhecendo essas dificuldades, mas também sabendo a importância de ajudar na qualificação dos futuros profissionais de imprensa do nosso país, o Projeto Repórter do Futuro nasce como resposta ao anseio de muitos alunos e professores empenhados em conquistar um outro padrão de qualidade e competência.
 
Os cursos são gratuitos e, para realizá-los, a OBORÉ faz parcerias com instituições que acreditam na importância dessa proposta. Com as parceiras, é modulado o conteúdo do curso, desde que sejam trabalhadas temáticas relevantes para a formação de profissionais da comunicação.
 
Nesses 10 anos, o Repórter do Futuro desenvolveu uma metodologia própria através de Conferências de Imprensa e Entrevistas Coletivas. O coordenador dessas atividades é o jornalista, escritor e crítico de mídia  Sérgio Buarque de Gusmão, diretor do Instituto Gutemberg – Centro de Estudos da Imprensa - e editor da Revista Bonifácio.  
 
Ao final, há sempre a proposta de produção jornalística (impressa e radiofônica), com foco na prática reflexiva de cada participante - e não simplesmente na aplicação de técnicas. E para medir o empenho real de cada participante, o  projeto considera o critério da “Reembolsa”: os alunos se comprometem a pagar o curso ao se inscreverem, mas, se assistirem a todas as aulas, produzirem todas as matérias solicitadas e conseguirem publicar  ao menos uma delas, em qualquer veículo de comunicação, recebe o seu dinheiro de volta. Outra marca do projeto é a produção da série Cadernos de Jornalismo, reunindo a síntese das conferências.
 
O próximo módulo será o III Curso de Informação Sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, realizado em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), nos dias 8 e 15 de maio.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online