Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Começam festejos da Revolução dos Cravos
João Paulo Charleaux
  20/04/2001

A viagem do grupo de 17 adolescentes paulistas, em sua maioria estudantes do Colégio Nossa Senhora das Graças, que parte hoje para Portugal dá início a uma extensa programação cultural aqui na Capital em comemoração à Revolução de 25 de Abril de 1974, a Revolução dos Cravos, responsável pela derrubada da ditadura salazarista.

O grupo será recebido pela Câmara Municipal de Palmela. Lá, conhecerão, além de Palmela, as cidades do entorno e Lisboa. A intenção é fazer do turismo uma forma de intercâmbio, de troca de experiências e uma imersão intensa na cultura portuguesa e na alma dos festejos de 25 de Abril. Para o diretor Social do Centro Cultural 25 de Abril, em São Paulo, o jornalista Sérgio Gomes, “esta é a idade em que se ganham ou perdem preconceitos. Esta é a idade ideal para viajar e conhecer outras culturas. Ninguém consegue ficar racista depois de conhecer a riqueza e a diversidade de outras culturas.”

Como parte dos festejos, no dia 28 de abril, São Paulo recebe um presente de oito metros de altura e oito toneladas, todo em aço corten, que vem direto de Alcobaça, terra natal e estúdio do escultor José Aurélio. Ele é o autor da obra “Porta de Abril”, doado pela Junta Metropolitana de Lisboa (que engloba 19 municípios) para a Cidade de São Paulo. A peça será instalada no Largo Mestre de Aviz, no bairro Jardim Lusitânia, Zona Sul de São Paulo, vizinho ao Parque do Ibirapuera. Representantes dos partidos políticos portugueses de expressão nacional e deputados brasileiros confirmaram presença. A própria prefeita paulistana, Marta Suplicy, e o secretário municipal de Cultura, Marco Aurélio Garcia, estarão recebendo o presente dos portugueses. Durante toda a manhã acontecerão shows, peças de teatro e espetáculos de dança no Largo.

No dia 25, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo recebe representantes dos países de língua portuguesa, os embaixadores de Portugal e de Angola e representes do poder executivo municipal para o debate sobre as Repercussões Internacionais do 25 de Abril. O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembléia e a TV Cultura disponibilizará o sinal de sua transmissão por satélite para todo o mundo.

Ao mesmo tempo, acontece, no Centro Cultural São Paulo, a Mostra do Moderno Cinema Português – Raiz do Coração, com um filme português a cada dia, de 23 a 6 de maio. As sessões são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Centro Cultural São Paulo.

No dia 26, a programação é musical, com o encontro entre a viola caipira do mineiro Ivan Vilela e a guitarra portuguesa, no auditório do Colégio Nossa Senhora das Graças.

Um dia depois, estudantes de engenharia e arquitetura e o público interessado no debate dos espaços urbanos da Capital poderá assistir a palestra da arquiteta Miriam Escobar, do escultor português, José Aurélio e da diretora do DPH (Departamento de Patrimônio Histórico), Leila Regina Diêgoli, na própria sede do DPH, na Praça Coronel Fernando Prestes, Bom Retiro, sobre Arte Escultória e Logradouros Públicos.

Todas as informações sobre os festejos do 25 de Abril em São Paulo podem ser acompanhadas através do site do Centro Cultural na Internet, no endereço: www.utopia.com.br/cc25a
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online