Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  2ª Edição do Onda Cidadã ocorreu em Bauru
Giovanna Modé
  28/11/2003

Bauru, no interior paulista, sediou, nos dias 21 e 22 de novembro a segunda edição do Seminário Onda Cidadã: Radiodifusão, Cultura e Educação , promovido pelo Itaú Cultural com o apoio da OBORÉ Projetos Especiais e da Universidade do Sagrado Coração.
 
Como o primeiro, que ocorreu em São Paulo dois meses antes, a proposta foi debater a interface entre rádio, cultura e educação, considerando a emissora como um instrumento de cidadania. Mas desta vez o destaque foi o diálogo com as experiências locais: nas três mesas redondas, o palco foi dividido entre palestrantes da região ou da própria cidade e representantes da capital paulista.  
 
A programação foi aberta na noite da sexta-feira, 21 de novembro, com o filme de Helvécio Ratton, Uma Onda no Ar,  que dá uma boa amostra do universo das rádios comunitárias. O longa foi baseado na história da Rádio Favela, de Belo Horizonte, e conta como um grupo de jovens decidiu criar uma rádio comunitária na favela onde morava, mesmo sem dinheiro e sendo perseguido pela polícia.
 
No sábado, foram três mesas redondas, mediadas pelo diretor da OBORÉ Projetos Especiais, Sérgio Gomes. A primeira, Rádios Cidadãs: Experiências de Dois Casos, contou com a presença de Geronino Barbosa de Souza, diretor da Rádio Heliópolis, situada na favela de mesmo nome em São Paulo, e Carmem Regina Silva, coordenadora diocesana das rádios comunitárias da paróquia de São Carlos / SP. Eles falaram sobre a história das emissoras que coordenam, seu papel na comunidade e as dificuldades que enfrentam.
 
Na parte da tarde, o debate Música Brasileira nas Ondas do Rádio teve a participação de Aquiles Reis, músico integrante do grupo MPB 4; Fábio Fleury, diretor da Rádio Unesp de Bauru; e Lígia Carvalho Almeira, representando a rádio Véritas, também de Bauru. Os palestrantes falaram sobre o compromisso do rádio com a cultura e a educação musical, explorando a experiência das duas emissoras participantes, ambas educativas.
 
Finalmente, na mesa-redonda Panorama das Práticas de Educomunicação, que encerrou o evento, o palco foi dividido por três especialistas no tema: Adilson Citelli, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; José Misael Ferreira do Vale, professor do Departamento de Educação da UNESP, campus de Bauru; e a professora Alexandra Bujokas, coordenadora do curso de especialização em Educomunicação da Universidade do Sagrado Coração.
 
Veja, em breve, a cobertura de cada um deles no site www.itaucultural.org.br.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online