Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Plenária extra encerra 12ª Conferência Municipal de Saúde
Terlânia Bruno
  01/10/2003

Cerca de 800 delegados, representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores na saúde e gestores, participaram ontem (30), na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), da reunião que finalizou a 12ª Conferência Municipal de Saúde que teve como título "Consolidando o SUS nas Subprefeituras com efetivo Controle Social".
 
Com o objetivo de discutir e definir as diretrizes na política de saúde adotada pela Secretaria, a 12ª Conferência foi realizada entre os dias 2 e 4 de setembro. Essa plenária extra foi necessária porque não houve tempo para votação das 700 propostas apresentadas durante a Conferência.
 
Ontem, os delegados se manifestaram sobre quatro os temas que ficaram faltando: Direito à saúde; Organização da atenção (como organizar o trabalho dos serviços de saúde para responder às necessidades do usuário); Vigilância em saúde; e Controle Social.
 
"Agora, a Comissão de Relatoria vai se debruçar sobre esse relatório aprovado e produzir um texto que será publicado no Diário Oficial do Município", afirma Lidia Tobias, coordenadora geral da Conferência.  Segundo ela, a grande expectativa dos delegados é que essas resoluções sejam acatadas pela Secretaria Municipal da Saúde, apesar das dificuldades.
 
"Uma conferência com a abrangência dessa acaba fazendo indicações, mas muitas vezes não consegue discutir por exemplo, a relação da proposta com a existência de recursos.  Algumas propostas aprovadas não são endereçadas a Secretaria Municipal de Saúde, mas às Subprefeituras ou ao Gabinete Municipal", diz . A tarefa imediata é separar as propostas que são da alçada da Secretaria.
 
A plenária aprovou ainda a moção que reivindica o canal para as rádios comunitárias em São Paulo e o apoio da Câmara Municipal e da Prefeita Marta Suplicy ao projeto de lei dos vereadores Carlos Néder e Ricardo Montoro que regulamenta as emissoras comunitárias em São Paulo.
 
XII Conferência Municipal de Saúde de São Paulo
02, 03 e 04 de Setembro de 2003
Palácio das Convenções do Anhembi
Consolidando o SUS nas Subprefeituras com efetivo controle social
 
Proposta de Moção nº 39
Nome do Proponente: Denizi de O Reis
 
Que o Ministério das Comunicações e a ANATEL cumpram sua promessa que já vai para mais de cinco anos e realizem os estudos técnicos para que haja canal para o funcionamento legal das rádios comunitárias na capital de São Paulo, contribuindo, assim, para a ampliação dos meios a serviço da educação em Saúde.
E que a Câmara Municipal e a Prefeita Marta Suplicy apoiem a aprovação do Projeto de Lei 145/2001, que permite o funcionamento das rádios comunitárias na capital de São Paulo.
 
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online