Sábado, 23 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Seminário Agricultura Familiar e Negociações Internacionais começa amanhã em Brasília

  19/08/2003

Nos próximos dias 20, 21 e 22, será realizado, em Brasília, o Seminário Agricultura Familiar e Negociações Internacionais, que reunirá ministros da Agricultura e representantes de movimentos sociais de mais de 20 países da América Latina, Caribe, África e Ásia. A promoção é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério das Relações Exteriores e Rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip).
 
O principal objetivo do encontro, que terá como sede o Palácio do Itamaraty, é formular estratégias para o fortalecimento do setor em âmbito internacional, ou seja, realizar uma mobilização para que a agricultura familiar seja inserida na pauta de negociações dos acordos internacionais de comercialização. A soberania e segurança alimentar das nações mais pobres, o combate aos subsídios agrícolas concedidos principalmente por Japão, Estados Unidos e países da Europa e o protecionismo das grandes nações são assuntos que estarão na pauta das principais discussões.
 
Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, a realização desse seminário significa um marco referencial na política internacional porque, pela primeira vez, vai tratar dos interesses da agricultura familiar. "Temos de superar o brutal processo de subsídio às exportações agrícolas internacionais que desorganiza, distorce e destrói as economias agrícolas nacionais, e garantir aos nossos agricultores espaços em mercados geradores de renda e divisas para o nosso País", afirmou Rossetto. "Será um momento muito importante para a constituição de uma estratégia comum para a superação desses problemas e a movimentação dos nossos países no espaço internacional."
 
Já estão confirmadas as presenças dos ministros da Agricultura do México, Venezuela,  Argentina, Paraguai, Suriname, Costa Rica, Panamá e da vice-ministra de Cuba. Da sociedade civil, estão confirmadas as presenças de Rangarirai Machemedze, do Southern and Eastern African Trade, Information and Negotiations Institute (Seatini), do Zimbabwe; Victor Súarez, representante da Asociación Nacional de Empresas Comerciales de Productos del Campo (Anec), do México; e Egídio Brunetto, do MST/ Vía Campesina, do Brasil.
 
A abertura do Seminário está marcada para às 19h do dia 20 e contará com a presença do Ministro de Estado de Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto; do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; do Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; da Ministra de Estado do Meio Ambiente, Marina Silva; do Vice-Ministro da Agricultura da África do Sul, Dirk du Toit; do representante da Rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip), Manoel José dos Santos; e do representante da Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones Del Campo (Cloc), Juan Tiney, da Nicarágua. Ainda durante a cerimônia de abertura, haverá um show do grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado, reconhecido como uma das maiores revelações da cultura brasileira contemporânea. 
 
 
Mais infomações no Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD): tel. (61) 328-8661.  
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online