24/07/2003
Proporcionar uma comunicação eficaz na área da saúde é uma
forma poderosa de aumentar a prevenção de doenças entre a população. Essa
reflexão é o foco da VI Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde (COMSAÚDE
2003), organizada pela Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento
Regional, pela Universidade Metodista de São Paulo, pela Associação Saúde da Família e a OBORÉ
Projetos Especiais em Comunicações e Artes. O patrocínio é da Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (ANVISA) e os apoiadores são a Rede Comsaúde,
a Sobravime, a Abracom, a Faculdade de Saúde Pública da
Universidade de S. Paulo, a Faculdade de Medicina do ABC, Serranos e
Associados e Racine.
O evento, que ocorre
entre os dias 1º e 4 de outubro, tem
como tema central neste ano "Mídia, Mediação, Medicalização". Serão três
grandes painéis debatidos por especialistas: O papel dos medicamentos: genéricos, similares e
remédios de marca; Pílulas de Informação: a comunicação também é remédio;
e A nova regulamentação da bula: onde estamos e para onde
vamos.
Além deles, haverá a divisão em grupos de debates mais específicos,
com os participantes que já se inscreveram com seus
trabalhos. São seis subgrupos: Mídia e Saúde Pública; Comunicação e Saúde
Comunitária; Comunicação e Promoção da Saúde; Comunicação para a Saúde
da Família; Saúde Pública na Agenda Midiática; e Mídia, Medicação e
Medicalização. Todas as atividades poderão ser acompanhadas por ouvintes e pela
imprensa. "Evidências acumuladas
internacionalmente robustecem a hipótese de que, quanto melhor e mais
intensa for a comunicação coletiva sobre as questões da saúde pública, menor
será o dispêndio estatal com a rede hospitalar e outros recursos de natureza
curativa. A informação adequada, precisa e eficaz pode desempenhar papel
eminentemente preventivo", diz José Marques de Melo, Titular da Cátedra
Unesco-Umesp de Comunicação, enfatizando o propósito da conferência. (Veja
o artigo na íntegra na seção ´História Imediata´ de nosso sitio:
http://www.obore.com/artigos/artigos.asp) |