Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  ´Mídia, Mediação, Medicalização´ é tema do VI Comsaúde
Giovanna Modé
  24/07/2003

Proporcionar uma comunicação eficaz na área da saúde é uma forma poderosa de aumentar a prevenção de doenças entre a população. Essa reflexão é o foco da VI Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde (COMSAÚDE 2003), organizada pela Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, pela Universidade Metodista de São Paulo, pela Associação Saúde da Família e a OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes. O patrocínio é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e os apoiadores são a Rede Comsaúde, a Sobravime, a Abracom, a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de S. Paulo, a Faculdade de Medicina do ABC, Serranos e Associados e Racine.
 
O evento, que ocorre entre os dias 1º e 4 de outubro, tem como tema central neste ano "Mídia, Mediação, Medicalização". Serão três grandes painéis debatidos por especialistas: O papel dos medicamentos: genéricos, similares e remédios de marca; Pílulas de Informação: a comunicação também é remédio; e A nova regulamentação da bula: onde estamos e para onde vamos.
 
Além deles, haverá a divisão em grupos de debates mais específicos, com os participantes que já se inscreveram com seus trabalhos. São seis subgrupos: Mídia e Saúde Pública; Comunicação e Saúde Comunitária; Comunicação e Promoção da Saúde; Comunicação para a Saúde da Família; Saúde Pública na Agenda Midiática; e Mídia, Medicação e Medicalização. Todas as atividades poderão ser acompanhadas por ouvintes e pela imprensa.
 
"Evidências acumuladas internacionalmente robustecem  a hipótese de que, quanto melhor e mais intensa for a comunicação coletiva sobre as questões da saúde pública, menor será o dispêndio estatal com a rede hospitalar e outros recursos de natureza curativa. A informação adequada, precisa e eficaz pode desempenhar papel eminentemente preventivo", diz José Marques de Melo, Titular da Cátedra Unesco-Umesp de Comunicação, enfatizando o propósito da conferência. (Veja o artigo na íntegra na seção ´História Imediata´ de nosso sitio: http://www.obore.com/artigos/artigos.asp
 
Para participar como ouvinte ou para fazer a cobertura jornalística, envie um e-mail para  comsaude@metodista.br. Veja a programação completa no site www.metodista.br/unesco.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online