Domingo, 05 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Livro do prof. Marques de Melo analisa Jornalismo Brasileiro
Giovanna Modé
  23/07/2003

No próximo dia primeiro, será lançado o livro Jornalismo Brasileiro (Editora Sulina, Porto Alegre), do professor José Marques de Melo. O trabalho traz, na verdade, os primeiros resultados de uma pesquisa bem maior, que o autor vem desenvolvendo há 10 anos. "E quero desenvolver por mais 30", brinca.
 
Partindo da idéia de que o jornalismo se desenvolveu de forma bastante particular no Brasil - fato que pode ser visto tanto na produção como na forma de organização dentro das empresas jornalísticas -, Marques de Melo propõe uma análise comparativa dos processos jornalísticos, no tempo e no espaço. Assim, ele faz, ao mesmo tempo, a descrição dos cenários, o regaste das biografias dos seus personagens principais e a análise dos possíveis rumos e tendências. 
 
A principal preocupação, diz o autor, é socializar os estudos com as gerações que se iniciam na atividade jornalística. "Os novos profissionais tem de conhecer essa riqueza. Infelizmente, estão de costas viradas  para o Brasil. Muitas vezes sabem mais da crise do New York Times do que da realidade da imprensa brasileira", diz ele.  
 
O livro está dividido em três parte principais. Na primeira, batizada de "Itinerários", aborda a passagem de figuras como Hipólito da Costa, Rui Barbosa, Werneck Sodré, Freitas Nobre, Walter Sampaio e Octavio Frias pelo jornalismo brasileiro. Já a segunda parte, "Evidências", trata de temas como jornalismo esportivo, radiojornalismo, telejornalismo, mulher-jornalista, artigo científico e entrevista jornalística. Finalmente, a terceira, chamada "Polêmicas", traz assuntos como exclusão midiática, cultura do silêncio, gueto acadêmico, descompasso histórico e crise de identidade.
 
Jornalista profissional há 44 anos, o autor fundou o Departamento de Jornalismo e Editoração da Universidade de São Paulo (USP) e mais recentemente participou da criação do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (LABJOR) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Titular da Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), presidindo a Rede Alfredo de Carvalho para a Preservação da Memória da Imprensa e a Construção da História da Mídia no Brasil.
 
Pedidos do livro podem ser feitos pelo e-mail  ed.sulina@via-rs.net ou no site 
www.editorasulina.com.br
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online