Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Relatório de Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais será lançado em São Paulo
Giovanna Modé
  16/07/2003

Será lançado amanhã em São Paulo o Relatório sobre Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais (DhESC), um projeto coordenado pela Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Voluntariado e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. Ele já foi apresentado, em abril deste ano, na Comissão de Direitos Humanos da ONU em Genebra, Suíça, e no mês passado na Conferência Nacional de Direitos Humanos em Brasília.
 
Trata-se de um projeto inédito coordenado pelo advogado e jornalista, dr. Jayme Benvenuto Lima Jr. Para realizá-lo, foram nomeados seis relatores nacionais, especialistas em direitos específicos como: Meio Ambiente (relator nacional: Jean Pierre Leroy), Saúde (Eleonora Menicucci), Educação (Sérgio Haddad), Moradia Adequada e Terra Urbana (Nelson Saule Jr.), Trabalho (Lucila Bandeira Beato) e Alimentação, Água e Terra Rural (Flávio Valente).
 
No decorrer deste ano, os relatores investigaram a violação dos direitos humanos a partir de denúncias e, em muitos casos, organizaram missões para verificar os acontecimentos no próprio local. Nelson Saule Jr, relator nacional de Moradia Adequada e Terra Urbana, por exemplo, investigou em profundidade a situação das comunidades remanescentes de quilombolas que estão sendo removidas por causa da implantação do Centro de Lançamento Espacial de Alcântara, no Maranhão. Outro exemplo é a missão organizada pelo relator do direito à alimentação, Flávio Valente, que constatou a violação desse direito no Piauí e em Pernambuco.
 
Além de uma série de dados sobre a realidade brasileira, denúncias investigadas in loco e casos analisados, o relatório traz, ainda, ações positivas e propostas para cada uma das seis áreas. O objetivo é contribuir para que o Brasil adote um padrão de respeito aos direitos humanos, econômicos, sociais e culturais, com base na Constituição Federal, no Programa Nacional de Direitos Humanos e nos tratados internacionais de proteção aos direitos humanos ratificados pelo país.
 
"O projeto terá cumprido seu objetivo se conseguir demonstrar claramente que as violações aos direitos humanos econômicos, sociais e culturais no Brasil são tão graves quanto as execuções sumárias, a tortura e as prisões ilegais, na medida em que matam todos os dias milhões de pessoas, e que para aquelas como para estas há remédio. Não os temos todos, mas já conhecemos alguns, como bem demonstra o trabalho inicial dos relatores em DhESC. Continuaremos em busca de outros mais. Este é o nosso desafio", diz o coordenador do Projeto Relatores Nacionais em DhESC, Jayme Benvenuto Lima Jr.
 
LANÇAMENTO
Dia 17 de julho de 2003
Horário: 18h
Instituto Polis
Rua Araújo, 124, Auditório (primeiro andar).
Centro, metrô República. 
Tel. (11) 3258-6121
São Paulo - SP

MAIS INFORMAÇÕES no site www.dhescbrasil.org.br ou pelo e-mail relatores@dhescbrasil.org.br
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online