Quarta-feira, 02 de Abril de 2025 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Acontece
Artigos
Atividades Especiais
  Salvador recebe o III Mutirão Brasileiro de Comunicação
Giovanna Modé
  15/07/2003

Com o tema "Comunicação para outra ordem social", foi aberto o III Mutirão Brasileiro de Comunicação no último dia 13, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. O evento ocorre até o dia 19 e está sendo promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC), Organização Católica Internacional de Cinema/Brasil (OCIC), Rede Católica de Rádio (RCR) e União de Radiodifusão Católica (UNDA/BR).
 
O objetivo desse encontro é ser um espaço de debate, troca de experiências e reciclagem para comunicadores, sobretudo comunicadores comunitários e os que atuam em movimentos sociais, eclesiais e culturais. De acordo com a organização do evento, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o paradoxo de um mundo onde coexistem sofisticados meios de comunicação e um crescente deterioramento nas relações familiares, entre pessoas e grupos, entre povos e nações. E mostrar que, nesse cenário, a comunicação torna-se uma das mais importantes ferramentas de transformação social.
 
Durante a abertura, que reuniu mais de 600 comunicadores de todo o Brasil, estiveram presentes Dom Geraldo Majella Agnello, Arcebispo de Salvador e presidente da CNBB, Pastor Walter Altmann, presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, e a Ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Social. Ela ressaltou que "o Mutirão traz a idéia de fazer junto, o que é uma perspectiva interessante em um país de dimensões continentais, como o Brasil, e que pensar em comunicação alternativa é uma necessidade urgente".
 
Para essa terceira edição do mutirão - a primeira foi em Belo Horizonte (1998) e a segunda em São Paulo (2000) -, espera-se um público recorde: mais de 1.800 participantes, entre estudantes, profissionais de comunicação, agentes de pastorais e movimentos eclesiais, comunicadores de movimentos populares, de organizações não-governamentais, de sindicados e associações culturais.
 
Serão realizados 11 seminários e mais de 20 oficinas e grupos de trabalho. No mesmo espaço, haverá, ainda, a Feira de Comunicação, um local dedicado a editoras e gravadoras dispostas a divulgar seus materiais.
 
Paralelamente ao evento, está acontecendo também no Centro de Convenções da capital baiana o Refresher Programme en Lantinoamérica, com o tema "Multiculturalismo e Religião: a função dos jornalistas e os meios". Este é voltado a jornalistas, publicitários e profissionais em comunicação, promovendo debates sobre o cenário latino-americano: as mudanças políticas e econômicas, os efeitos da globalização, os impactos das regras do livre mercado, a concentração de riquezas e a presença do Catolicismo na América Latina. Sempre enfatizando o papel dos jornalistas nesse contexto.
 
Para mais notícias sobre o III Mutirão, visite o sitio www.ucbc.org.br
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online