Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Rádios comunitárias cada vez menos "piratas"
João Paulo Charleaux
  28/03/2001

Um dos bairros mais tradicinais da Capital, a Vila Buarque, no Centro de São Paulo, terá uma rádio comunitária.

A emissão do sinal será feita a partir da torre da Igreja da Consolação ou do terraço do Copan, o edifício de 36 andares, projetado por Oscar Niemeyer. A inauguração da nova rádio já tem data marcada: 8 de setembro, aniversário de 202 anos da Igreja da Consolação.

Além da representação do edifício e da Igreja, também o Sindicatos dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, a empresa da área de comunicações, Oboré Projetos Especiais e a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato estiveram presentes dando apoio ao projeto, em reunião realizada ontem (27.03), na sede da Oboré.

A existência das rádios comunitárias no Brasil é uma questão que, até agora, recebeu apreciação do Governo Federal, através do Ministério das Comunicações e do Congresso Nacional. Mas, a partir desta semana, a história pode mudar.

As duas lideranças das principais bancadas da Câmara Municipal de São Paulo, Carlos Neder (PT) e Ricardo Montoro (PSDB), apresentam juntos um Projeto de Lei que confere ao poder municipal a autoridade de legislar sobre a questão das rádios comunitárias.

A novidade deve gerar muita polêmica, sobretudo quando analisada pela Comissão de Consitutição e Justiça, responsável por avaliar a pertinência dos projetos em relação à Constituição Federal.

A chefia de gabinete dos dois vereadores, também presentes à reunião de ontem, já sabem que a Comissão deve apresentar algum parecer contrário, mas mesmo assim, prometem insistir, pelo significado que este gesto tem.

Se tudo der certo, a Vila Buarque terá sua rádio comunitária que promete não dar espaço ao proselitismo religioso, apesar da participação da Igreja e ter um jornalista responsável, respondendo à sugestão do Sindicato da categoria.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online