|
23/03/2000
Foi realizada no último dia 23, na Via Funchal, em São Paulo, a solenidade de entrega da quarta edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. O objetivo do prêmio é reconhecer e estimular a contribuição dos veículos de comunicação e dos jornalistas na investigação de ações que contribuam para a solução de problemas relacionados às crianças e adolescentes brasileiros. Foram 2.892 inscrições de jornalistas de diversos estados brasileiros.
Durante a solenidade de premiação dos vencedores, foi lançada a 10ª edição da pesquisa Infância na Mídia, realizada pela ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância e Instituto Ayrton Senna, com o apoio do Unicef e Fundescola - Fundo de Fortalecimento da Escola.
A pesquisa é uma radiografia da cobertura jornalística sobre questões da criança e do adolescente, com objetivo de ampliar as relações entre os profissionais da imprensa e os atores sociais.
A edição mostra ainda a consolidação do tema Educação na pauta nacional e o crescimento da quantidade de matérias sobre Violência (foram mais 121,65% de matérias em relação a 1999). Foram analisadas 100% das matérias (64.396 inserções) sobre crianças e adolescentes publicadas, em 2000, pelos veículos pesquisados, num total de 17.303 edições.
Os vencedores
Jornal: Jaeci Cavalcanti de Carvalho - Estado de Minas Revista: Daniela Chriaretti e Heloísa Helvécia - Marie Claire Rádio: Filomena Salemme - Rádio Eldorado Televisão: Sérgio Gabriel Lopes - TV Bandeirantes Fotografia: Gleice Lisboa - Tribuna de Minas Estudantes de Comunicação: Universidade Federal do Paraná (professor Jorge Gregory e equipe de alunos - Jornal laboratório Comunicação)
Destaque Educação Mídia Impressa: Eugênio Parcelle - Diário de Natal Mídia Eletrônica: Walace Lara - TV Globo Destaque Ayrton Senna de Comunicação Social Jornal Folha de S. Paulo
Destaques Especiais Editor: Gilberto Nascimento - Revista Istoé Jornalismo Político: Revista Exame - Guia de Cidadania Empresarial Jornalismo Econômico: Jornal Valor Econômico
|
|