Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Manoel dos Santos se reelege e preside a Contag até 2005
João Paulo Charleaux
  23/03/2001

Manoel José dos Santos, agricultor de Serra Talhada no sertão pernambucano e membro do PT (Partido dos Trabalhadores), venceu mais uma vez as eleições para a presidência da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e mantém-se à frente da entidade por mais quatro anos.

Santos disputava o cargo contra Edson Pimenta, presidente da Fetag-BA (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia), filiado ao PcdoB (Partido Comunista do Brasil).

Santos assume a Confederação com o desafio de recompor uma base dividida, onde 36% dos delegados preferiam ter o baiano, Pimenta como presidente.

A Contag, entidade filiada à CUT (Central Única dos Trabalhadores), desde 1995, coordena hoje 25 Federações Estaduais e mais de 3.660 sindicatos de trabalhadores rurais em todo o Brasil, sendo a maior Confederação do País e uma das maiores potências do mundo sindical em todo o mundo.

No campo da reforma agrária, a Contag ficou conhecida pelas formas de pressão através de movimentos de massa, como o Grito da Terra Brasil, a Marcha das Mundial das Mulheres e a Marcha Global Contra o Trabalho Infantil.

Apesar das duras críticas que faz ao Governo, a Confederação mantém o mínimo de diálogo necessário para arrancar conquistas importantes como a implementação do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a principal linha de crédito dos agricultores familiares.

Sua relação com o MST (Movimento Sem-Terra) tem sido inconstante, alternado períodos de entendimento – sobretudo em articulações feitas com a ajuda do PT (Partido dos Trabalhadores) – e atrito, com no caso mais recente, em Arinos, noroeste de Minas Gerais, onde membros do MST expulsaram agricultores ligados à Contag, na Fazenda da Roça.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online