22/04/2003
A editora Paulus e a Livraria
Cultura lançam nesta quarta os três primeiros livros da Coleção ComunicAção:
História do Pensamento Comunicacional, do professor José
Marques de Melo, Mídia e Poder Simbólico, do jornalista Luís Sá
Martino, e O habitus na comunicação, obra conjunta do professor
Clóvis de Barros Filho e de Sá Martino.
História do Pensamento
Comunicacional reúne artigos e conferências que marcaram a trajetória
acadêmica de Marques de Melo. O autor traça um panorama do desenvolvimento da
comunicação, desde Aristóteles à atualidade, passando pelo sistema
comunicacional latino-americano e brasileiro.
Professor Emérito da Escola de Comunicação e Artes
da USP e Titular da Cátedra UNESCO/UMESP, Marques de Melo elabora perspectivas
para o futuro da comunicação na América do Sul.
Livro de estréia de Luis Sá Martino, Mídia
e poder simbólico é uma obra de Teoria da Comunicação que trabalha um
paradoxo de poder: a disputa entre religiões que pregam a fraternidade, tendo
como front a mídia. O autor foi buscar as principais idéias sociológicas sobre o
assunto - Marx, Weber, Durkheim, Bourdieu - para compreender melhor o objeto de
estudo, abrindo caminho para as ciências sociais. De um lado, teoria da comunicação, de outro, a obra de Pierre Bourdieu.
Como exemplos, a mídia das instituições religiosas.
Estudo sobre as razões práticas da produção da
notícia, O habitus na comunicação mostra como o "faro da
notícia", o feeling do jornalista, o "reflexo da pauta" e outras capacidades
apresentadas como fruto de um talento individual e autonomia são, na verdade
habilidades adquiridas no cotidiano.
O lançamento da coleção será amanhã (23),
na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Cerqueira César
- às 18h30. Informações: (11) 5087.3734 - imprensa@paulus.com.br |