31/01/2003
O Ministério da Saúde escolheu
a passarela do São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina,
que acontece esta semana, em São Paulo, para o lançamento da primeira campanha
do novo governo na área das DST/AIDS. O nome da campanha é "Fique Sabendo" e tem
o objetivo de incentivar a população a fazer o teste de diagnóstico do HIV.
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que 600
mil brasileiros devem ter o vírus sem que a doença tenha se manifestado. Dessas,
200 mil já fizeram o teste, mas as demais ainda não sabem que têm o HIV e podem
estar disseminando o vírus. O teste mostra se a pessoa é portadora do HIV ou
não.
A campanha foi lançada nesta sexta, 31, pelo
ministro da Saúde, Humberto Costa que concedeu entrevista exclusiva ao programa
de rádio Plantão Saúde, produzido pela OBORÉ. A marca vencedora da campanha, de
autoria da designer paulista Márcia Velihovetchi, foi selecionada entre 310
trabalhos apresentados num concurso nacional. A autora recebeu um cheque
simbólico no "valor" de 365 camisinhas.
O Ministério da Saúde disponibiliza o exame
gratuitamente em mais de 300 Centros de Testagem Anônima (CTA) em todo o Brasil.
O resultado é sigiloso e, em caso positivo, a pessoa tem garantido o atendimento
psicológico. Também é informada sobre seus direitos, rede pública de assistência
e ONGs que podem ajudá-la a conviver com o vírus sem se deixar discriminar e tem
acesso e direito a testes que mostram a evolução do vírus e indicam o momento
certo de iniciar o tratamento com os anti-retrovirais. De acordo com dados da
Coordenação Nacional de DST/Aids, a epidemia cresceu, a partir de 1999, entre
homens heterossexuais e mulheres
Também participaram do lançamento da campanha, o
Secretário Municipal da Saúde (interino), Paulo Carrara, e o coordenador do
Programa DST/AIDS Cidade de São Paulo, Fábio Mesquita.
|