Sábado, 23 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Centro Cultural 25 de Abril promove primeiro sarau do ano
Rafael Garcia
  07/01/2003

Culturas dos Povos de Língua Portuguesa se encontram no Centro Cultural 25 de Abril

O "Enlace/Sarau dos Músicos dos Povos de Língua Portuguesa" do Centro Cultural 25 de Abril ( CC25A ), promovidos sempre na primeira segunda-feira do mês, das 19 às 24 hs, começou 2003 em grande estilo. Idealizados para promover o intercâmbio e a divulgação das manifestações culturais dos povos de língua portuguesa, o encontro desta segunda, 6, reuniu na sede do CC25A ( Rua Rego Freitas, 454 – 11º andar ), o Coral Luther King, o contador de histórias angolano Abdul Ferraz, o grupo paulistano Luzia e o mestre violeiro Ivan Vilela, acompanhado pelo Trio Carapiá.

Cerca de 70 pessoas participaram do encontro, entre elas, o jornalista Mauro Dias ( O Estado de S. Paulo) e os maestros Marcus Vinícius de Andrade, diretor artístico do selo independente CPC/UMES e Martinho Lutero, regente do Coral Canto Suspezo, um dos mais respeitados da Europa, coordenador do Fórum Coral Mundial deste ano e responsável pela abertura Fórum Pan Amazônico, que acontecerá em Belém, no Pará, entre os dias 16 e 19 de janeiro. Também marcaram presença, Carlos Carmelo Kopcak, Secretário de Cultura da cidade de Diadema e José Luiz Del Roio, membro do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial.

O Coral Luther King, mais antigo grupo coral livre em atividade de São Paulo, com 33 anos de existência, apresentou duas músicas tradicionais africanas ( N’kosi Sikelele África e Siyahamba ) e a brasileira Cajuína, de Caetano Veloso. O grupo se apresentará na solenidade de abertura do Fórum Social Mundial, no próximo dia 23, em Porto Alegre.

Abdul Ferraz encantou a platéia, contando e cantando histórias tradicionais africanas. Através da arte, Abdul faz a sua parte na luta para manter viva a cultura do povo angolano. Formado por três jovens músicos (Marco André, Pedro e Mauro) o grupo paulistano Luzia foi outra atração da noite, apresentando composições próprias e músicas tradicionais da cultura brasileira.

Considerado um dos maiores intérpretes da viola brasileira, Ivan Vilela foi outra presença marcante no sarau. Autor do recém-lançado cd "Quatro Estórias", feito em parceria com o escritor Rubem Alves, o músico foi acompanhado pelo Trio Carapiá, dos violeiros João Paulo, Rodrigo e Elias, que também apresentaram músicas de seu repertório.

O sarau reservou ainda como surpresa final, uma "canja" do violeiro Fernando Deghi, considerado por Ivan Vilela como o maior concertista de viola do Brasil na atualidade. O próximo encontro, que tem a coordenação de Naiman, diretor do CC25A e membro da equipe da OBORÉ , está marcado para o dia 3 de fevereiro com portas abertas para os que apreciam a boa música e a cultura dos povos de língua portuguesa.

Para aqueles que desejam entender melhor as relações de poder e pressão internacional, que determinam os fatos que interferem direta ou indiretamente na governabilidade de países de todo o mundo, devem reservar espaço em suas agendas para o dia 15 de janeiro, a partir das 20 hs. Nesse dia, o CC25A recebe o jornalista e escritor português Miguel Urbano Rodrigues, que fará palestra sobre "Situação Política Internacional", uma oportunidade que não deve ser perdida.

Mais informações, pelo telefone 3256-7870.

 

Ouça aqui trechos das apresentações deste "Enlace/Sarau"

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online