20/07/2018
A coordenação do Projeto Repórter do Futuro (PRF) promoveu na tarde desta terça-feira, 17, um encontro de trabalho para discutir a cobertura do 13° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji realizado de 28 a 30 de junho, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
A avaliação do percurso - desde o planejamento, seleção e preparação dos repórteres até a avaliação do produto final - faz parte do processo de aperfeiçoamento da Redação-Laboratório. É nesse momento que erros e acertos são apontados pelos participantes visando aperfeiçoamento da atividade realizada há nove anos consecutivos por estudantes, recém formados e profissionais experientes do jornalismo - todos participantes dos cursos de complementação universitária promovidos pela OBORÉ desde 1994.
A equipe avaliou o desempenho da própria coordenação, dos jovens repórteres e editores. Entendeu que a característica de formação deve ser cada vez mais ressaltada no preparo e momento da cobertura. Nesse sentido, a Redação Laboratório, que também se desenvolve como um módulo do PRF, deve manter a metodologia testada de preparar jovens repórteres na cobertura dos principais temas de interesse da sociedade. Noções de pauta, checagem de dados, destreza no preparo do texto, domínio mais apurado da escrita, fortalecimento do trabalho em equipe e noção mais clara de funções que se complementam na redação são alguns dos pontos a serem estimulados no preparo dos estudantes que participarão da próxima cobertura, ano que vem.
Além do caráter formativo da redação-laboratório, a equipe também destacou que o ambiente semelhante às redações dos veículos de comunicação e a experiência com prazos para entrega do texto são situações que auxiliam o jovem repórter a compreender, na prática, o funcionamento e dinâmica da profissão.
A participação ativa e solidária da direção da Abraji, especialmente na figura de Cristina Zahar, secretária-executiva da entidade, foi destacada como ponto positivo da experiência desse ano. Desde 2011 atuando como parceira nas cobertura dos sucessivos congressos, o Projeto Repórter do Futuro recebeu, pela primeira vez, um espaço de convívio no evento, junto a outras instituições patrocinadoras e apoiadoras.
Participaram da reunião de avaliação os jornalistas e diretores da OBORÉ Ana Luisa Zaniboni Gomes e Sergio Gomes; a secretária-executiva do PRF Cristina Cavalcanti; o jornalista Pedro Ortiz, coordenador-geral da Redação-Laboratório, e Ronald Sclavi, jornalista, professor e editor-executivo da cobertura.
Nesta edição, cerca de 50 pessoas - entre estudantes e recém formados - participaram dos três dias de congresso atuando com produções em texto, vídeo e nas redes sociais da Abraji, supervisionados por jornalistas profissionais que integram a coordenação do PRF.
Conheça a equipe que atuou na Redação Laboratório
Coordenação-geral
Pedro Ortiz
Coordenadores-editores
Pedro Ortiz
Ronald Sclavi
Diogo Rodriguez
Editores-executivos
Germano Assad (texto)
Danillo Oliveira (texto)
João Paulo Brito (redes sociais)
Cristiane Paião (vídeo)
Cobertura fotográfica
Alice Vergueiro
Editores-assistentes
Géssica Brandino
Caroline Vieira Bueno de Oliveira
Karine Seimoha
Natália de Oliveira Mota
Natália Camargo Novais
Pamela Ellen Chagas Gama
Wallace Leray
Keytiane Verônica da Silva Medeiros
Hanna Oliveira
Ana Paula Bimbatti
Jeniffer Mendonça Anunciação
Mélanie Aguiar Layet
Beatriz Sanz
Samara Lima Najjar
André Catto da Costa
Fidel Forato
Stéfanie Rigamonti
Alessandra Petraglia Miguel
Tiago Angelo dos Santos
Repórteres
Ruam Oliveira
Dominique Tuane
Luana Nunes
Pâmela de Lima Vespoli
Tchérena Monteiro
Aline Barbosa
Juliana Venturi Tahamtani
Maria Vitória Ramos
Bianca Ribeiro
Ana Carolina Alegretti Marcheti
Carolina Moraes
Livia Vitale
Daniela Arcanjo Rodrigues
Tamires Silva Tavares
Bruno de Lima
Natalia de Souza
Saara Lacerda de Paiva
Gabriela Beraldo
Projeto Repórter do Futuro / Oboré Projetos Especiais
Coordenação
Sérgio Gomes
Ana Luisa Zaniboni Gomes
Secretaria-executiva
Cristina Cavalcanti
|