30/06/2018
Jornalistas experientes, repórteres recém-formados e estudantes de jornalismo passaram os últimos três dias de junho escrevendo matérias e cobrindo via redes sociais os cerca de 70 painéis do 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, ocorrido entre 28 e 30/06, na Universidade Anhembi Morumbi, campus VIla Olímpia, SP.
Eles integraram a Redação-Laboratório do Projeto Repórter do Futuro (PRF), iniciativa desenvolvida há nove anos. O caráter formativo e de estímulo à reportagem é também norteador desta atividade.
Em 2018, estudantes de comunicação que participaram de algum dos módulos do PRF atuaram como repórteres, contando com a presença de ex-repórteres do futuro operando como sub-editores.
“É um ambiente fraternal, de coleguismo, em que apontar o erro, identificar o erro, não é uma crítica pessoal”, afirma Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e coordenador-geral do PRF.
É um espaço de aprendizado, num ambiente organizado em moldes semelhantes aos das redações dos veículos de comunicação. Ao longo dos três dias de congresso, cerca de 50 pessoas passaram pela redação.
O jornalista e professor Pero Ortiz foi o coordenador responsável pela cobertura deste ano, que contou com os jornalistas Diogo Rodriguez, Ronald Sclavi e Germano Assad como coordenadores-executivos.
João Paulo Brito, assessor de comunicação na Conectas, operou como editor de redes sociais, Danillo Oliveira atuou na edição de texto e a jornalista Cristiane Paião coordenou a equipe de vídeo da cobertura. Todos eles ex-repórteres do futuro.
Raça, gênero, jornalismo de dados, programação e uso de tecnologia aplicada ao jornalismo foram alguns dos temas discutidos durante o evento.
Uma novidade este ano, o PRF marcou presença também com espaço físico destinado à troca de informações e convívio entre os participantes.
A Redação-Laboratório do Projeto Repórter do Futuro é idealizada pela OBORÉ e conta com a parceria da Abraji desde a 5ª edição do congresso. A iniciativa tem apoio da Federação dos Professores no Estado de São Paulo (Fepesp), do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), da Intercom, da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de SP, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e da Conectas.
Toda a cobertura do 13º Congresso pode ser acessada pelo site: www.congressoabraji.blogspot.com
Redação- Laboratório do Projeto Repórter do Futuro Edição 2018
Coordenação-geral
Pedro Ortiz
Coordenadores-editores
Pedro Ortiz
Ronald Sclavi
Diogo Rodriguez
Editores-executivos
Germano Assad (texto)
Danillo Oliveira (texto)
João Paulo Brito (redes sociais)
Cristiane Paião (vídeo)
Cobertura fotográfica
Alice Vergueiro
Editores-assistentes
Géssica Brandino
Caroline Vieira Bueno de Oliveira
Karine Seimoha
Natália de Oliveira Mota
Natália Camargo Novais
Pamela Ellen Chagas Gama
Wallace Leray
Keytiane Verônica da Silva Medeiros
Hanna Oliveira
Ana Paula Bimbatti
Jeniffer Mendonça Anunciação
Mélanie Aguiar Layet
Beatriz Sanz
Samara Lima Najjar
André Catto da Costa
Fidel Forato
Stéfanie Rigamonti
Alessandra Petraglia Miguel
Tiago Angelo dos Santos
Repórteres
Ruam Oliveira
Dominique Tuane
Luana Nunes
Pâmela de Lima Vespoli
Tchérena Monteiro
Aline Barbosa
Juliana Venturi Tahamtani
Maria Vitória Ramos
Bianca Ribeiro
Ana Carolina Alegretti Marcheti
Carolina Moraes
Livia Vitale
Daniela Arcanjo Rodrigues
Tamires Silva Tavares
Bruno de Lima
Natalia de Souza
Saara Lacerda de Paiva
Gabriela Beraldo
Projeto Repórter do Futuro / Oboré Projetos Especiais
Coordenação
Sérgio Gomes
Ana Luisa Zaniboni Gomes
Secretaria-executiva
Cristina Cavalcanti
|