Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Feira de Amostras da Operação Ponto Final encerra módulo do Repórter do Futuro sobre São Paulo
Ruam Oliveira | OBORÉ
  15/06/2018


O novo diretor de programação da TV Câmara Alfredo Alves participou do encontro final com os estudantes do Projeto Repórter do Futuro. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ

Estudantes, coordenadores do módulo e convidados reuniram-se na Câmara Municipal de São Paulo no último sábado, 9/06, para a Feira de Amostra da Operação Ponto Final. Foi o encontro de encerramento do 11º curso Descobrir São Paulo, Descobrir - se Repórter - módulo do Projeto Repórter do Futuro dedicado a formar jovens repórteres para a cobertura dos principais temas da cidade.
 
Com a proposta de incentivar a produção de materiais jornalísticos mais densos sobre temas estudados ao longo do curso, a Operação Ponto Final é feita em duplas a partir do que os estudantes descobrem quando tomam um ônibus desconhecido e descem  apenas no ponto final da linha.
 
“É sempre bom ir, fazer [a reportagem], dar o melhor de si mas tendo em vista que é sempre possível melhorar”, disse a jornalista Terlânia Bruno, da equipe da rádio Brasil Atual, que juntamente com Arlete Taboada, professora universitária e também jornalista e Camilla Rigi, assessora de imprensa da Presidência da CMSP, avaliaram os trabalhos produzidos pela turma.
 
Um dos objetivos da avaliação é apontar erros e acertos a fim de  aprimorar as técnicas de elaboração das pautas e produção das reportagens.
 
Arlete Taboada incentivou os estudantes a, sempre que possível, planejar bem uma pauta antes de executá-la, além de pesquisar  sobre  o local de destino, como foi o caso da Operação Ponto Final. 
 
“É importante embasar muito bem as impressões para que elas se transformem em informação”, apontou Taboada. “O repórter quando traz uma ideia ele visa alargar o universo de quem o está lendo”, disse.
 
Camilla Rigi avaliou positivamente as produções dos estudantes. A assessora também reforçou a importância da pesquisa no momento de produzir uma reportagem: “Fazer uma pesquisa antes é se certificar de que não está inclusive repetindo o que já foi dito”, afirmou.
 
Participaram da Feira de Amostras da Operação Ponto Final o novo diretor de programação da TV Câmara Alfredo Alves, Ronald Sclavi, quem coordenou o módulo este ano, o jornalista Sergio Gomes, coordenador-geral do Projeto Repórter do Futuro, Ana Luisa Zaniboni Gomes, diretora da OBORÉ e Cristina Cavalcanti, secretária executiva do PRF.
 
As reportagens podem ser conferidas aqui
 
O 11º curso Descobrir São Paulo, Descobrir - se Repórter é uma iniciativa da OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e tem o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).


Leia Mais: 

Aula inaugural do 11º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter relembra cronista Lourenço Diaféria 

 
 
 
 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online