15/06/2018
O novo diretor de programação da TV Câmara Alfredo Alves participou do encontro final com os estudantes do Projeto Repórter do Futuro. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ
Estudantes, coordenadores do módulo e convidados reuniram-se na Câmara Municipal de São Paulo no último sábado, 9/06, para a Feira de Amostra da Operação Ponto Final. Foi o encontro de encerramento do 11º curso Descobrir São Paulo, Descobrir - se Repórter - módulo do Projeto Repórter do Futuro dedicado a formar jovens repórteres para a cobertura dos principais temas da cidade.
Com a proposta de incentivar a produção de materiais jornalísticos mais densos sobre temas estudados ao longo do curso, a Operação Ponto Final é feita em duplas a partir do que os estudantes descobrem quando tomam um ônibus desconhecido e descem apenas no ponto final da linha.
“É sempre bom ir, fazer [a reportagem], dar o melhor de si mas tendo em vista que é sempre possível melhorar”, disse a jornalista Terlânia Bruno, da equipe da rádio Brasil Atual, que juntamente com Arlete Taboada, professora universitária e também jornalista e Camilla Rigi, assessora de imprensa da Presidência da CMSP, avaliaram os trabalhos produzidos pela turma.
Um dos objetivos da avaliação é apontar erros e acertos a fim de aprimorar as técnicas de elaboração das pautas e produção das reportagens.
Arlete Taboada incentivou os estudantes a, sempre que possível, planejar bem uma pauta antes de executá-la, além de pesquisar sobre o local de destino, como foi o caso da Operação Ponto Final.
“É importante embasar muito bem as impressões para que elas se transformem em informação”, apontou Taboada. “O repórter quando traz uma ideia ele visa alargar o universo de quem o está lendo”, disse.
Camilla Rigi avaliou positivamente as produções dos estudantes. A assessora também reforçou a importância da pesquisa no momento de produzir uma reportagem: “Fazer uma pesquisa antes é se certificar de que não está inclusive repetindo o que já foi dito”, afirmou.
Participaram da Feira de Amostras da Operação Ponto Final o novo diretor de programação da TV Câmara Alfredo Alves, Ronald Sclavi, quem coordenou o módulo este ano, o jornalista Sergio Gomes, coordenador-geral do Projeto Repórter do Futuro, Ana Luisa Zaniboni Gomes, diretora da OBORÉ e Cristina Cavalcanti, secretária executiva do PRF.
As reportagens podem ser conferidas aqui
|