Sábado, 23 de Junho de 2018 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Repórteres do Futuro participam de cobertura da III Feira Nacional da Reforma Agrária
Ruam Oliveira | OBORÉ
  06/05/2018


Os estudantes de jornalismo fizeram uma visita guiada pelos espaços da Feira. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ

Neste sábado, 5 de maio, os alunos do do 11º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter participaram da cobertura da III Feira Nacional da Reforma Agrária, evento promovido pelo MST (Movimentos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sem Terra) que acontece de 3 a 6 de maio no Parque da Água Branca, em SP.
 
Logo pela manhã, os estudantes de jornalismo foram recepcionados por Simone Freire, da assessoria de imprensa do MST, que levou o grupo a uma visita guiada, passando pelos principais ambientes da Feira como o espaço de Culinária da Terra, com opções de alimentação saudável típica de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal; a feira de produtos agrícolas e sementes;  o espaço literário, onde as editoras Expressão Popular e Boitempo expuseram seus títulos recentes; os auditórios das palestras e conferências; a ala de artesanatos, os espaços dedicados aos shows musicais e atividades culturais como teatro, canto coral, repentistas etc. 
 
"A Feira Nacional da Reforma Agrária é uma forma de dialogar com a população, de desmistificar e mesmo descriminalizar o MST", disse Simone Freire, enfatizando que um dos objetivos da feira é reforçar a importância da preservação da vivência no campo, da alimentação saudável e o cuidado com o uso das sementes.  
 
A Feira  reuniu cerca de mil integrantes de assentamentos  espalhados pelo Brasil e mais de 350 toneladas de alimentos saudáveis disponíveis para compra. 
 
Sobre a cobertura colaborativa
 
Como parte das atividades laboratoriais do curso, os estudantes foram estimulados a produzir reportagens radiofônicas sobre o evento para veiculação  nas rádios Brasil de Fato e Brasil em Movimento. O grupo recebeu orientação prévia sobre as pautas relevantes do dia da coordenadora Anelize Moreira, jornalista e responsável pela Rádio Brasil de Fato.

Parte da equipe da coordenação do módulo e da equipe da Rádio Brasil de Fato. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ
 
Recém-inaugurada na última terça-feira, 1º de maio, a webradio conta com programação dedicada ao jornalismo e à música popular brasileira. O Brasil de Fato, jornal editado pelo MST há quinze anos, já oferecia conteúdos radiofônicos para diversas emissoras de cinco estados brasileiros, mas a criação de uma grade de programação na web é o primeiro passo para tentar uma concessão pública  e operar em frequência regular com alcance nacional. 
 
Sobre a parceria da rádio para que os estudantes pudessem veicular as entrevistas produzidas durante o evento, a coordenadora destaca que a natureza da Rádio Brasil de Fato é  estimular a pluralidade. “A parceria com a OBORÉ  e o Projeto Repórter do Futuro tem tudo a ver com a proposta da rádio porque queremos que ela seja ocupada pelo povo, por diversas vozes, sotaques e cores (...) Não adianta termos um formato quadrado e só nosso, pois não seria democrático”, disse a jornalista, que participou de diversos módulos do PRF na época em que era estudante, no início dos anos 2000. 
 
Anelise Moreira conta que a formação prática proporcionada pela OBORÉ e pelo PRF foi de grande valia em sua vida profissional. “A Universidade me deu um diploma, mas foi na OBORÉ que me formei (...) A juventude precisa ocupar o rádio, entender que é outro formato e que existe uma brecha para fazer um jornalismo com matérias especiais, documentários e coisas muito bacanas que não achamos ser possíveis de fazer”
 
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online