08/05/2018
O médico participou de encontro com os 22 estudantes na sede da OBORÉ no Brooklin.
O envelhecimento da população brasileira foi um dos assuntos abordados pelo médico e gestor David Braga durante encontro do último sábado, 28 de abril, com os 22 estudantes do módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”.
Usando dados divulgados pelo IBGE, o médico afirmou que a análise etária no Brasil deixará de ter um formato de pirâmide, com idosos ocupando o topo, e passará a ter um formato bem diferente. O Brasil segue uma tendência já observada em outros países do mundo quando o assunto é envelhecimento. Segundo o UNFPA (Fundo de Populações das Nações Unidas), a estimativa é de que em 2050 o número de idosos seja superior ao de crianças e jovens em todo o mundo.
O convidado destacou que pensar a saúde tendo em vista esta nova realidade é essencial. Ele citou como exemplo a “Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa” aprovada em 19 de outubro de 2006, que tem entre seus principais eixos: a promoção de um envelhecimento ativo que corresponde à saúde, segurança e participação social; organização da rede de atenção à saúde do idoso e também capacitação profissional.
Ações desta natureza fazem parte do arcabouço do Sistema Único de Saúde (SUS), que em 2018 completa 30 anos. O médico, que foi consultor do Ministério da Saúde, da Fiocruz e também secretário de saúde de Campinas, reforçou a importância do SUS e do impacto social do sistema fundado em 1988.
A edição 2018 do Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter é realizado pela OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Leia mais:
Para ex-secretário, é essencial buscar novas formas de subsidiar o transporte público
Aula inaugural do 11º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter relembra cronista Lourenço Diaféria
Siga a OBORÉ nas redes sociais:
Facebook: OBORÉ Projetos Especiais
Twitter: @reporterfuturo
Instagram: @_obore
|