Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sergio Gomes participa de congresso que discutirá os 30 anos do SUS
Ruam Oliveira | OBORÉ
  13/04/2018


Em 2018 o Sistema Único de Saúde, o SUS, completa três décadas de existência. Criado em 1988, o sistema de saúde é considerado um dos maiores do mundo e traz em sua origem o conceito de “saúde como um direito de todos”, preceito descrito no artigo 196 da Constituição Federal de 1988.

Sob o tema “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!”, o 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de Abril em Rio Claro, trará em sua programação um debate sobre a trajetória e implantação do sistema no Brasil.

Sérgio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ, participa da 2ª Grande Conversa, que acontecerá na sexta-feira, 20/04, ao lado de Ademar Arthur Chioro dos Reis, ex-ministro da Saúde (2014-2015) professor adjunto do departamento de medicina preventiva da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e Gastão Wagner de Souza Campos, professor Titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. O debate será coordenado por Carmen Silvia Guariente, secretária municipal de Saúde de Araçatuba, SP.

O COSEMS/SP deste ano inclui também a apresentação da 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e do 8º Prêmio David Capistrano, que homenageia as melhores iniciativas na área da saúde pública no Estado de São Paulo.

Sobre o SUS

Fundado em 1988, o Sistema Único de Saúde tem em seus princípios a Universalidade, que coloca a saúde como um direito de todos os cidadãos, sendo responsabilidade do Estado que este direito alcance a todos independente de raça, cor, credo, ocupação, orientação sexual ou quaisquer características sociais ou pessoais; Integralidade, que visa integrar ações preventivas, de tratamento e reabilitação e promoção da saúde, além de articular a saúde com outras políticas públicas da área; e Equidade, que se destina a diminuir as desigualdades na saúde, ou seja, garantir que todos os cidadãos tenham igualmente seu direito à saúde assegurado.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online