|
08/12/2017
Sob o título “Coragem! As muitas vidas do cardeal dom Paulo Evaristo Arns”, o documentário escrito e dirigido pelo jornalista Ricardo Carvalho será exibido na próxima segunda, 11, a partir das 20h no Cine Caixa Belas Artes, em São Paulo.
O filme conta a trajetória de uma das principais figuras brasileiras na luta contra a ditadura militar. Conhecido como “O Cardeal da Esperança”, Dom Paulo, aos 95 anos, chegou a assistir, em outubro do ano passado, a primeira versão do documentário. O diretor do filme conta que a produção é um desdobramento do livro “O Cardeal e o Repórter”, de 2009, o primeiro de seus trabalhos sobre Arns. Em 2012, o jornalista escreveu também a biografia “O Cardeal da Resistência – as muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns”, publicado pelo Instituto Vladimir Herzog.
“Quando escrevi o primeiro livro sobre dom Paulo, “O Cardeal e o Repórter”, em 2009, senti que precisava ir além, por conta do trabalho incansável que ele, como arcebispo de São Paulo, realizou de 1970 a 1998, em favor dos pobres da cidade grande, dos humildes, dos humilhados e da sua inquebrantável coragem em enfrentar os militares durante os 20 anos da ditadura brasileira”, conta Carvalho.
“No livro ‘O Cardeal e o Repórter’ conto os bastidores de 11 reportagens que fiz como repórter da Folha de S. Paulo entre 1975 e 1979. Em uma delas, mostro como a pressão de dom Paulo tirou do manicômio judiciário de Franco da Rocha o único preso político internado em manicômio que se tem notícia, durante a ditadura”, disse. Dom Paulo foi personagem importante no ato ecumênico ocorrido na catedral da Sé em 31 de outubro de 1975 que denunciou o assassinato do jornalista Vladimir Herzog.
Para participar da sessão de pré-estreia é necessário confirmar presença pelos telefones (11) 5081-4007 // (11) 9 8518-9077 ou pelo email: rose@meioambiente.com.br |
|