Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Aspectos da Operação Lava Jato são discutidos no 3º Curso Direito de Defesa e Cobertura Criminal
Ruam Oliveira | OBORÉ
  16/10/2017

A advogada criticou a forma como a imprensa lida com assuntos relacionados à Operação Lava Jato. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ

“Estamos assassinando reputações para um fim político que deve ser reprimido”, disse Valeska Teixeira Zanin Martins, advogada criminalista que participou de entrevista com os estudantes do 3º Curso Direito de Defesa e Cobertura Criminal, um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ e pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). A coletiva ocorreu no último sábado, 7, na sede do IDDD.

Sob o tema “Por dentro da Lava Jato: delação premiada, condução coercitiva e prisão domiciliar”, os integrantes deste módulo tiveram palestra com a advogada, seguida de entrevista coletiva.

Na ocasião, Martins criticou a “espetacularização” que, segundo ela, a mídia tem feito em cima dos casos no âmbito da Operação Lava Jato. “A corrupção deve ser combatida, mas não dessa maneira”, afirmou. Para a advogada, é necessário rever a maneira como as delações premiadas tem sido conduzidas pelo Ministério Público Federal (MPF), para não incorrer no risco de se estar “premiando o crime”.

Em se tratando do vazamento de áudios envolvendo pessoas em altos cargos do Executivo, a advogada criticou a prática, “independente de quem quer se seja, se Dilma, Lula ou Fernando Henrique Cardoso”.

No próximo dia 21/10 a turma de estudantes do módulo entrevistará o advogado Alberto Zacharias Toron sobre Tribunal do Júri e julgamentos midiáticos. O 3º Curso Direito de Defesa e Cobertura Criminal visa, ao longo de seis encontros, preparar os futuros repórteres para uma melhor cobertura a respeito do sistema prisional brasileiro e reforçar a importância do direito de defesa.

O Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas (IPFD) são parceiros apoiadores deste módulo do Projeto Repórter do Futuro.
 

Próximos Encontros:
21/10
IDDD - Av. Liberdade, 65, cj. 1101 9h às 13h
Tribunal do Júri e julgamentos midiáticos
Palestrante: Alberto Zacharias Toron – Advogado criminalista e professor da FAAP
               
28/10
IDDD - Av. Liberdade, 65, cj. 1101 9h às 12h       
O que vi e vivi: a evolução da cobertura midiática criminal
Participante: Antônio Claudio Mariz de Oliveira – Advogado criminalista, ex-secretário de Segurança e Justiça de SP e ex-presidente da OAB SP
               
11/11 - ENCERRAMENTO
IDDD - Av. Liberdade, 65, cj. 1101 – 9h às 13h   
Avaliação do curso

Leia mais: 
 
MAIS INFORMAÇÕES
OBORÉ
tel. 11. 2847.4567 
reporterdofuturo@obore.com
www.obore.com
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online