16/10/2017
O curso acontece sempre aos sábados na sede da Conectas, em São Paulo. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ
O comércio de armas brasileiras foi tema de conferência no IV Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ em parceria com a Conectas e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).
Jefferson Nascimento, assessor de Política Externa na Conectas, apontou que um número considerável de países atualmente produz armas. “Não há uma relação entre o nível de desenvolvimento [de um país] e a produção de armas”, disse, citando o Sudão e o Sudão do Sul exemplos de países fabricantes.
Nascimento destacou que o Brasil possui uma participação relevante neste comércio, principalmente quando se trata de armas convencionais (que não são consideradas de destruição em massa, como é o caso das armas químicas e biológicas, por exemplo). Segundo dados apresentados por Nascimento, até setembro de 2017 o país já havia exportado um total de R$ 393 milhões em armas, sendo Arábia Saudita e Estados Unidos os principais locais de destino.
No próximo encontro deste módulo os estudantes irão discutir o sistema prisional brasileiro com Marcos Fuchs, diretor adjunto da Conectas. Até o final do módulo serão ainda abordados temas como violência policial e o papel do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas) e na OEA (Organização dos Estados Americanos).
O curso conta com apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), da Escola da Cidade e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD).
Próximos encontros:
21/10 | 9h às 14h
Precisamos falar sobre a Polícia
Rafael Custório, coordenador de Justiça
28/10 | 9h às 14h
País da impunidade? Qual é a realidade do sistema prisional brasileiro?
Marcos Fuchs, diretor adjunto
11/11 | 9h às 14h
Qual o papel do Brasil na ONU e na OEA?
Camila Asano, coordenadora de Política Externa
25/11 | 9h às 14h
Encontro de Confraternização e Avaliação
Avaliação do curso, desempenho dos alunos e entrega de certificados
Realização
Conectas Direitos Humanos
OBORÉ Projetos Especiais
Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais
Apoio
Escola da Cidade
SINPRO-SP – Sindicato dos Professores de São Paulo
MAIS INFORMAÇÕES
Tel. (11) 2847.4567
www.obore.com
www.conectas.org
Leia também:
Financiamento público de grandes obras é tema do segundo encontro do curso de informação sobre jornalismo e direitos humanos
|