26/09/2017
Na manhã de sábado, 26, os participantes do 16° Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflitos Armados e Outras Situações de Violência reuniram-se no Centro Cultural Marques de Melo (Intercom) para avaliar o aprendizado ao longo do último mês.
O curso, fruto de parceria entre OBORÉ e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro que, ao longo destes dezesseis anos, colabora na formação de repórteres para a cobertura de conflitos e situações de violência com aulas, sobretudo, voltadas ao Direito Internacional Humanitário.
Com a presença de Lorenzo Caraffi, chefe de delegação do CICV, Diogo Alcântara, assessor de comunicação do CICV, Cristina Cavalcanti, secretária executiva do Projeto Repórter do Futuro e Ana Luisa Gomes, jornalista e diretora da OBORÉ, os estudantes avaliaram o percurso, destacando os pontos positivos e negativos da experiência. A coordenação a atividade foi de Aldo Quiroga, professor na PUC-SP, jornalista e apresentador na TV Cultura.
Os estudantes terão até o dia 26 de setembro para enviar publicação de reportagem em veículo com editor responsável utilizando alguma das temáticas apresentadas ao longo do curso. Este é um dos requisitos previstos no pacto de reembolsa assinado pelos estudantes no momento da matrícula.
A OBORÉ oferece bolsas integrais para os estudantes selecionados que obtiverem 100% de frequência, participarem de ao menos um atendimento individual com um dos integrantes da coordenação do projeto e publicarem em veículo com editor responsável matéria utilizando um ou mais assuntos abordados durante o módulo. O valor do curso é de um salário mínimo (R$937,00) por estudante.
O módulo conta com apoio da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Intercom e Sindicato dos Professores de São Paulo – Sinpro/SP.
Confira as imagens em nossa galeria do Flickr
Leia mais
Repórter do Futuro: Estudantes discutem o uso da força e de armas de fogo com representante do CICV
Yan Boechat fala de sua experiência como repórter de guerra
Assessor Jurídico do CICV fala sobre Direito Internacional Humanitário em caso de ataques cibernéticos
Realização
CICV – Comitê Internacional da Cruz Vermelha
OBORÉ Projetos Especiais
IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais
Apoio
ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
MAIS INFORMAÇÕES
Tel. (11) 2847.4567
www.obore.com
www.reporterdofuturo.com.br
|