|
13/07/2017
Este ano mais de 100 estudantes das faculdade de jornalismo do país se candidataram. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ
O encontro de seleção e confraternização para a 16ª edição do curso de Informação sobre Jornalismo em Situação de Conflitos Armados e Outras Violências, módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), aconteceu na manhã do último sábado, 8, no espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Além do teste que selecionará 20 estudantes de jornalismo para este módulo, o evento de sábado conta como a primeira aula do curso e foi ministrada por Lorenzo Caraffi, chefe da delegação regional do CICV. Lorenzo esteve acompanhado de Diogo Alcântara, da equipe de comunicação da instituição.
Apontando a atuação do Movimento Internacional da Cruz Vermelha – que compreende a Federação Internacional do Crescente Vermelho e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha – Caraffi detalhou aspectos técnicos e conceituais pertinentes ao trabalho da organização.
Da esquerda para a direita: De pé, Lorenzo Caraffi, Diogo Alcântara, Manuel Carlos Chaparro e Aldo Quiroga. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ
“Por definição as vítimas estão em ambos os lados do conflito, então devemos ser neutros”, disse. O conceito de neutralidade e imparcialidade explanado por Caraffi aponta como neutralidade a postura adotada pelo CICV de não interferência nos conflitos e não envolvimento político. A imparcialidade se constitui, segundo o chefe de delegação, nas ações do CICV com base nas necessidades das vítimas.
Também esteve presente neste dia o jornalista e professor Manuel Carlos Chaparro, que reforçou a necessidade de que os leitores sejam valorizados, apontando que eles são “a parte mais importante da linguagem jornalística”.
Pelo quinto ano consecutivo, a coordenação deste módulo ficará a cargo de Aldo Quiroga, professor na PUC-SP e jornalista na TV Cultura. A Coordenação Geral do Projeto Repórter do Futuro é de Sérgio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ.
O curso conta com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Sociedade de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), do Sindicato dos Professores de São Paulo (SInpro-SP) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).
Programação
Encontro de Confraternização e Seleção
8 de julho, 10h00
Local: Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja – Vila Buarque, São Paulo – SP
Apresentação de Lorenzo Caraffi, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
Conferências de Imprensa/Entrevista Coletivas
Local: Centro Cultural José Marques de Melo – Intercom
Rua Joaquim Antunes, 711 – Pinheiros – São Paulo – SP
29 de julho | 9h às 12h e das 13h às 16h
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV
5 de agosto | 9h às 13h
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
Erich Meier, responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV
12 de agosto | 9h às 13h
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
Yan Boechat, jornalista
26 de agosto | 10h30 às 14h
Encontro de avaliação e entrega de certificado
Lorenzo Caraffi
Informações:
OBORÉ Projetos Especiais
Tel: (11) 2847.4567
reporterdofuturo@obore.com
www.obore.com
Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV
www.icrc.org/pt
|
|