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  Fotógrafos registram a reconstrução de Angola
João Paulo Charleaux
  28/11/2002

Os fotógrafos brasileiros Vinícius Souza e Maria Eugênia Sá foram os convidados para a úlitma palestra/entrevista exclusiva do II Curso de Informação Sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, promovido pela OBORÉ Projetos Especiais e pelo CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), como mais um módulo do Projeto Repórter do Futuro. Recém chegados ao Brasil, os fotógrafos fizeram uma exposição prévia dop material que será mostrado no Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, no Centro de São Paulo, entre os dias 12 de dezembro e 24 de janeiro.

Vinícius e Maria Eugênia falaram aos estudantes que frequentam o Curso sobre como acessar fontes e locais numa situação de pós-conflito, como é o caso de Angola, onde estiveram em sua última viagem.

Íntegra do texto entregue pelos fotórgrafos aos estudantes - "Não acreditamos que exista uma “receita de bolo” para se ter acesso a fontes e locais tanto durante, como após os conflitos armados. Mas algumas dicas podem ser importantes para os interessados:

Antes de tudo, nunca imagine que você sabe pelo que as pessoas estão passando. É fundamental ter o máximo de informações sobre o conflito, as partes, o povo, a cultura e a língua. Mas você sempre será um estrangeiro com idéias pré-concebidas. Tenha humildade e respeito.

Seja tanto quanto possível “amigo” da burocracia. Autorizações e credenciais podem não salvar a sua pele em momentos críticos, mas certamente o livrarão de pequenas discussões potencialmente perigosas para o seu trabalho, ou mesmo para sua segurança. Tenha tantas quanto puder. Avise também entidades no Brasil e internacionais das suas atividades. Vale a pena ainda se registrar na embaixada brasileira no país.

Converse com pessoas que conhecem a região antes de ir e prepare-se bem quanto a vacinas e medicamentos. Às vezes você não terá como recusar a alimentação oferecida, mas tome todo o cuidado pelo menos com a água. Se possível, opte sempre por água mineral engarrafada, se não, tente ferve-la ou ao menos pingue discretamente algumas gotas de cloro.

Sindicatos, embaixadas e centros de imprensa podem ser locais interessantes para fontes. Entidades internacionais de assistência humanitária também, assim como igrejas. No seu próprio país, antes da viagem, tente fazer contatos ao menos para ser recebido no aeroporto e encaminhado para um local em que possa começar a se adaptar à realidade do país. Dê preferência por entidades neutras, para não se associar logo de cara a um dos lados do conflito.

Se estiver acompanhando o trabalho de alguma entidade como o CICV, observe rigorosamente as normas de segurança estipuladas. Elas existem por um bom motivo. Talvez o ângulo não seja o mais perfeito para a foto que você quer, mas continuar com as duas pernas pode ser uma vantagem no futuro…

Fale pouco e ouça muito. Boa parte das pessoas terá uma história para contar e serão mais interessantes para o seu trabalho do que contar suas próprias histórias de viagens pelo mundo. Opiniões fechadas sobre um conflito recente também são perigosas. Todo mundo teve um lado no conflito e nem sempre você saberá de que lado seu interlocutor estava.

Da mesma forma, garantia de sigilo da fonte é uma regra básica. O conflito armado pode ter acabado, mas os interesses e ressentimentos ainda estão presentes. Você certamente não irá querer colocar seu anfitrião, que lhe deu comida, transporte e abrigo, numa situação complicada, irá?

Não prometa o que não poderá cumprir. A quebra de confiança é bastante perigosa. Muita gente vai lhe pedir todo tipo de coisa, mas entenderão mais facilmente que você é apenas um fotógrafo de poucos recursos do que se você prometer que enviará as fotos, que conhece o presidente, que tem acesso à TV e rádio e que vai mudar suas vidas se o ajudarem.

“Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. Bom, pelo menos a prudência certamente não faz. Apesar dos seus sonhos juvenis, o repórter não é um semi-deus intocável. Ao contrário, pode sempre ser um alvo possivelmente interessante. Ninguém vai sair na mídia mundial por sequestrar um camponês faminto. Mas um correspondente internacional, bem…"
 
 
 
 
   
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