25/06/2017
Dia 27 de junho, a Matilha Cultural abrigará a exposição Infância Refugiada / Refugge Childhood - Palestinians at Turkey, Lebanon e Syria. Trata-se de uma mostra individual da fotógrafa brasileira Karine Garcêz, que capta as expressões de crianças e adolescentes palestinos que vivem em campos de refugiados distribuídos na Turquia, Líbano e Síria. As fotos foram feitas em 2014 e 2015, durante viagem de caráter humanitário da fotógrafa, integrando missão da Organização Não-Governamental holandesa Al Wafaa Campaing.
Com a exposição, Karine Garcêz busca arrecadar fundos para compra de material escolar para as crianças refugiadas por meio da venda de produtos personalizados. Os produtos comercializados incluem marcadores de página, cartões postais e as bonecas de pano Mariam e Sarah, personagens da Webcomic criadas pela equipe Genesis, do curso de Mídias da Universidade Federal do Ceará (UFC) e confeccionadas pela TiliArte artesanato. Infância Refugiada / Refugee Childhood conta com a parceria do Projeto Fotografia Tátil, do Curso de Arquitetura e Designer da Universidade Federal do Ceará. Neste projeto, as pessoas cegas e com deficiência visual podem ver as fotos por meio do tato, tornando assim a exposição inclusiva.
No dia da abertura, será exibido o documentário Fogo no mar (vencedor do Urso de Ouro em Berlim), de Gianfranco Rosi, que retrata a vida na ilha italiana de Lampedusa, local que se tornou linha de frente da crise de imigração europeia. Estão programados também poesia Mini Zap! - Slam com Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e o jogo No caminho com os imigrantes, desenvolvido por Caritas França e Associationdes Cités, que aumenta o conhecimento sobre as realidades de exílio e imigração, bem como o impacto das políticas de vários países de transito ou destino desses imigrantes.
Ao longo do mês, também acontecerão debates sobre a temática de refugiados no Brasil. E haverá ainda programação com shows e atividades diversas relacionadas ao tema. No dia 8 de julho, haverá um debate com Omana Petench, refugiado do Congo e fundador da ONG LFCAB, que dissemina a cultura africana, Silvana Nuti, diretora do documentário A linguagem do Coração(que retrata a história de refugiados em São Paulo, dentre eles Omana) e Marcelo Haydu, da ADUS (Instituto de Reintegração de Refugiados). A programação do Cine Matilha terá, ao longo de julho, filmes que abordam a temática de refugiados e assuntos correlatos, como Era o hotel Cambridge, A linguagem do coração e Clash (triller sobre os protestos pró e anti-muçulmanos no Egito).
SERVIÇO
Infância Refugiada
Quando: Abertura 27 de Junho
Horário: 19h
Convite: doação de 1 kilo de alimento, brinquedos, roupas ou produtos de higiene pessoal.
Local: MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 - São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Informações para a Imprensa
Patrícia Rabello e Andréa Antonacci
emails: patirabello@uol.com.br / antonacci.andrea@uol.com.br
Fones: (11) 98196-9290 / 98276-9622
www.matilhacultural.com.br |