Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Matilha Cultural inaugura no dia 27 exposição sobre crianças refugiadas
Matilha Cultural
  25/06/2017




Dia 27 de junho, a Matilha Cultural abrigará a exposição Infância Refugiada / Refugge Childhood - Palestinians at Turkey, Lebanon e Syria. Trata-se de uma mostra individual da fotógrafa brasileira Karine Garcêz, que capta as expressões de crianças e adolescentes palestinos que vivem em campos de refugiados distribuídos na Turquia, Líbano e Síria. As fotos foram feitas em 2014 e 2015, durante viagem de caráter humanitário da fotógrafa, integrando missão da Organização Não-Governamental holandesa Al Wafaa Campaing.

Com a exposição,  Karine Garcêz busca arrecadar fundos para compra de material escolar para as crianças refugiadas por meio da venda de produtos personalizados. Os produtos comercializados incluem marcadores de página, cartões postais e as bonecas de pano Mariam e Sarah, personagens da Webcomic criadas pela equipe Genesis, do curso de Mídias da Universidade Federal do Ceará (UFC) e confeccionadas pela TiliArte artesanato. Infância Refugiada / Refugee Childhood conta com a parceria do Projeto Fotografia Tátil, do Curso de Arquitetura e Designer da Universidade Federal do Ceará. Neste projeto, as pessoas cegas e com deficiência visual podem ver as fotos por meio do tato, tornando assim a exposição inclusiva. 
 
No dia da abertura, será exibido o documentário Fogo no mar (vencedor do Urso de Ouro em Berlim), de Gianfranco Rosi, que retrata a vida na ilha italiana de Lampedusa, local que se tornou linha de frente da crise de imigração europeia. Estão programados também poesia Mini Zap! - Slam com Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e o jogo No caminho com os imigrantes, desenvolvido por Caritas França e Associationdes Cités, que aumenta o conhecimento sobre as realidades de exílio e imigração, bem como o impacto das políticas de vários países de transito ou destino desses imigrantes. 
 
Ao longo do mês, também acontecerão debates sobre a temática de refugiados no Brasil. E haverá ainda programação com shows e atividades diversas relacionadas ao tema. No dia 8 de julho, haverá um debate com Omana Petench, refugiado do Congo e fundador da ONG LFCAB, que dissemina a cultura africana, Silvana Nuti, diretora do documentário A linguagem do Coração(que retrata a história de refugiados em São Paulo, dentre eles Omana) e Marcelo Haydu, da ADUS (Instituto de Reintegração de Refugiados). A programação do Cine Matilha terá, ao longo de julho, filmes que abordam a temática de refugiados e assuntos correlatos, como Era o hotel Cambridge, A linguagem do coração e Clash (triller sobre os protestos pró e anti-muçulmanos no Egito).  


SERVIÇO

Infância Refugiada
Quando: Abertura 27 de Junho
Horário: 19h
Convite: doação de 1 kilo de alimento, brinquedos, roupas ou produtos de higiene pessoal.
Local: MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 - São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636

Informações para a Imprensa
Patrícia Rabello e Andréa Antonacci
emails: patirabello@uol.com.br / antonacci.andrea@uol.com.br
Fones: (11) 98196-9290 / 98276-9622
www.matilhacultural.com.br
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online