Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sustentabilidade é tema de última coletiva do 10º Descobrir São Paulo, Descobrir -se Repórter
Ruam Oliveira | OBORÉ
  04/06/2017


Estudantes do 10º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter participam de entrevista coletiva com Rodrigo Ravena na Câmara Municipal de SP. (Foto: Ruam Oliveira)


A primeira etapa do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, realizado pela OBORÉ e Escola do Parlamento, chegou ao fim neste sábado, 3,  com a presença de Rodrigo Ravena, advogado e ex-secretário do Verde e do Meio Ambiente na gestão de Fernando Haddad.

 

Ravena iniciou a coletiva apresentando algumas das principais questões associadas ao tema, como a existência de mata atlântica na cidade e a importância de protegê-la, a preservação de áreas de mananciais e a privatização dos parques urbanos.

 

O ex-secretário destacou que existem na cidade 17 parques com potencial econômico capazes de atrair parcerias - como manutenção em troca de que o parceiro veicule seu nome no local, por exemplo - sem necessitar de exploração comercial excessiva. Ele reforçou que a vocação dos parques urbanos é ser espaço de lazer e preservação ambiental e não podem, portanto, ser desviados desta função com a cobrança de entrada, estacionamento etc.
 

 


 

Rodrigo Ravena ainda opinou sobre a polêmica do Parque Augusta, no centro da capital, indicando que a criação deste novo parque, especificamente, não seria viável para a prefeitura por conta do alto valor a ser investido antes e depois da criação do espaço.

 

De acordo com ele seria necessário quase o orçamento inteiro da pasta para desapropriar a área - a obra custando R$ 200 milhões em um orçamento total de R$204 milhões. Ele disse também que o projeto apresentado pelas construtoras donas do terreno não gera ônus para o município e mantém o espaço verde ainda acessível ao público, o que seria uma boa saída.

 
Última fase

 

O próximo passo no curso será a elaboração de uma reportagem de fôlego na chamada “Operação Ponto Final”. Nela os repórteres, em duplas, irão até o ponto final de uma linha de ônibus desconhecida por eles para produzir um trabalho final que trate de algum dos temas vistos ao longo do curso: Saúde, Educação, Mobilidade ou Sustentabilidade.

 

No dia 8 de julho a turma volta a se reunir para apresentar o que produziram nesta segunda etapa.

Leia Mais:


Repórteres do Futuro discutem Habitação com arquiteto Ciro Pirondi, diretor da Escola da Cidade


Vereador Cláudio Fonseca debate sobre educação repórteres do 10º Descobrir São Paulo
 

 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online