Sustentabilidade é tema de última coletiva do 10º Descobrir São Paulo, Descobrir -se Repórter Ruam Oliveira | OBORÉ
04/06/2017
Estudantes do 10º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter participam de entrevista coletiva com Rodrigo Ravena na Câmara Municipal de SP. (Foto: Ruam Oliveira)
A primeira etapa do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, realizado pela OBORÉ e Escola do Parlamento, chegou ao fim neste sábado, 3, com a presença de Rodrigo Ravena, advogado e ex-secretário do Verde e do Meio Ambiente na gestão de Fernando Haddad.
Ravena iniciou a coletiva apresentando algumas das principais questões associadas ao tema, como a existência de mata atlântica na cidade e a importância de protegê-la, a preservação de áreas de mananciais e a privatização dos parques urbanos.
O ex-secretário destacou que existem na cidade 17 parques com potencial econômico capazes de atrair parcerias - como manutenção em troca de que o parceiro veicule seu nome no local, por exemplo - sem necessitar de exploração comercial excessiva. Ele reforçou que a vocação dos parques urbanos é ser espaço de lazer e preservação ambiental e não podem, portanto, ser desviados desta função com a cobrança de entrada, estacionamento etc.
Rodrigo Ravena ainda opinou sobre a polêmica do Parque Augusta, no centro da capital, indicando que a criação deste novo parque, especificamente, não seria viável para a prefeitura por conta do alto valor a ser investido antes e depois da criação do espaço.
De acordo com ele seria necessário quase o orçamento inteiro da pasta para desapropriar a área - a obra custando R$ 200 milhões em um orçamento total de R$204 milhões. Ele disse também que o projeto apresentado pelas construtoras donas do terreno não gera ônus para o município e mantém o espaço verde ainda acessível ao público, o que seria uma boa saída.
Última fase
O próximo passo no curso será a elaboração de uma reportagem de fôlego na chamada “Operação Ponto Final”. Nela os repórteres, em duplas, irão até o ponto final de uma linha de ônibus desconhecida por eles para produzir um trabalho final que trate de algum dos temas vistos ao longo do curso: Saúde, Educação, Mobilidade ou Sustentabilidade.
No dia 8 de julho a turma volta a se reunir para apresentar o que produziram nesta segunda etapa.