Quinta-feira, 03 de Abril de 2025 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Acontece
Artigos
Atividades Especiais
  Sustentabilidade é tema de última coletiva do 10º Descobrir São Paulo, Descobrir -se Repórter
Ruam Oliveira | OBORÉ
  04/06/2017


Estudantes do 10º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter participam de entrevista coletiva com Rodrigo Ravena na Câmara Municipal de SP. (Foto: Ruam Oliveira)


A primeira etapa do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, realizado pela OBORÉ e Escola do Parlamento, chegou ao fim neste sábado, 3,  com a presença de Rodrigo Ravena, advogado e ex-secretário do Verde e do Meio Ambiente na gestão de Fernando Haddad.

 

Ravena iniciou a coletiva apresentando algumas das principais questões associadas ao tema, como a existência de mata atlântica na cidade e a importância de protegê-la, a preservação de áreas de mananciais e a privatização dos parques urbanos.

 

O ex-secretário destacou que existem na cidade 17 parques com potencial econômico capazes de atrair parcerias - como manutenção em troca de que o parceiro veicule seu nome no local, por exemplo - sem necessitar de exploração comercial excessiva. Ele reforçou que a vocação dos parques urbanos é ser espaço de lazer e preservação ambiental e não podem, portanto, ser desviados desta função com a cobrança de entrada, estacionamento etc.
 

 


 

Rodrigo Ravena ainda opinou sobre a polêmica do Parque Augusta, no centro da capital, indicando que a criação deste novo parque, especificamente, não seria viável para a prefeitura por conta do alto valor a ser investido antes e depois da criação do espaço.

 

De acordo com ele seria necessário quase o orçamento inteiro da pasta para desapropriar a área - a obra custando R$ 200 milhões em um orçamento total de R$204 milhões. Ele disse também que o projeto apresentado pelas construtoras donas do terreno não gera ônus para o município e mantém o espaço verde ainda acessível ao público, o que seria uma boa saída.

 
Última fase

 

O próximo passo no curso será a elaboração de uma reportagem de fôlego na chamada “Operação Ponto Final”. Nela os repórteres, em duplas, irão até o ponto final de uma linha de ônibus desconhecida por eles para produzir um trabalho final que trate de algum dos temas vistos ao longo do curso: Saúde, Educação, Mobilidade ou Sustentabilidade.

 

No dia 8 de julho a turma volta a se reunir para apresentar o que produziram nesta segunda etapa.

Leia Mais:


Repórteres do Futuro discutem Habitação com arquiteto Ciro Pirondi, diretor da Escola da Cidade


Vereador Cláudio Fonseca debate sobre educação repórteres do 10º Descobrir São Paulo
 

 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online