Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Escola do Parlamento e OBORÉ realizam aula inaugural do 10° curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
Ruam Oliveira - OBORÉ
  08/05/2017

A primeira aula do curso Descobrir São Paulo Descobrir-se Repórter aconteceu no sábado, 6 de maio, na sala Tiradentes da Câmara Municipal de São Paulo, com a presença das equipes coordenadoras do  curso e os vinte e cinco estudantes de comunicação aprovados - cinco deles estagiários da Câmara.
 

Explicando a metodologia do curso, baseada no conceito de sala de aula invertida na qual o estudante se prepara antes da entrevista, o coordenador geral do Projeto Repórter do Futuro Sergio Gomes ressaltou a importância de exercitar o olhar jornalístico. “Aconteceu alguma coisa na cidade? Então vocês precisam estar ligados e registrar, bater uma foto,divulgar”, disse.

 

O diretor executivo da Escola do Parlamento, Humberto Dantas, também esteve presente nesta primeira aula. O sociólogo reforçou aos novos repórteres que é preciso ter respeito mútuo com os demais profissionais da área. “Criem boas redes, isso é bom para a profissão”. Ele apontou que o jornalismo é uma profissão onde as pessoas ainda precisam se entender e que agora é um bom momento para investir nas relações interpessoais, empreender.


No próximo encontro (13), o tema será Habitação e os estudantes irão entrevistar Ciro Pirondi, arquiteto e diretor da Escola da Cidade.

Assista a aula inaugural aqui

Sobre esta edição 

A 10a. edição do curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter é  uma realização conjunta da  Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a OBORÉ Projetos Especiais e conta com apoio institucional da Abraji, do Sindicato dos Professores de SP (Sinpro-SP), Sindicato dos Jornalistas de SP e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD).  Trata-se do módulo temático do Projeto Repórter do Futuro cujo foco é estimular a prática reflexiva e o exercício da reportagem tendo como cenário a cidade de São Paulo.  

  
Ao todo, serão cinco encontros programados para os meses de maio, junho e julho de 2017, sempre aos sábados, com Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas sobre os grandes problemas da cidade com gestores e especialistas em temas como  Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Habitação e Educação. 

Haverá produção de textos jornalísticos a cada encontro e acompanhamento individual desta produção, além de atividades de campo onde os alunos, em duplas, são estimulados a produzirem e  publicarem suas matérias  a partir de uma reportagem de fôlego em um algum bairro de livre escolha – a Operação Ponto Final.     

O encontro de seleção do módulo aconteceu no sábado, dia 8 de abril, e reuniu cerca de 110 estudantes de 27 escolas de Jornalismo do estado de SP. O encontro de avaliação e encerramento está agendado para o dia 8 de julho.  
      

Metodologia

Importante destacar que o Projeto Repórter do Futuro desenvolveu uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades através de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas. Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste projeto é desenvolvido em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes.  Nesta proposta, serão igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.
 
SERVIÇO
 
Projeto Repórter do Futuro.  
10º curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter
 Câmara Municipal, de 8/4/2017 a 08/07/2017, aos sábados, das 13h às 17h, com trasmissão ao vivo pela internet no site da CMSP em "Auditórios online" - Sala Tirandentes.  
 
PROGRAMAÇÃO
 

Data Tema
8/4 ENCONTRO DE SELEÇÃO | Aula Magna
Sala Sergio Vieira de Mello [13h – 17h]
6/5  AULA INAUGURAL
Sala Tiradentes [13h-17h]
13/5 HABITAÇÃO
Sala Tiradentes [13h-17h]
20/5 MOBILIDADE URBANA
Sala Tiradentes [13h-17h]
27/5 A MULHER E A CIDADE 
Sala Tiradentes [13h-17h]
3/6 SUSTENTABILIDADE
Sala Tiradentes [13h-17h]
8/7 ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO
Sala Oscar Pedroso Horta [10 -17h]

 

 
Informações:
 
OBORÉ
www.obore.com
reporterdofuturo@obore.com 
(11) 2847- 4567
 
Escola do Parlamento
www.camara.sp.gov.br/escoladoparlamento
(11) 3396-4000
 
 
Notícias Relacionadas

Seleção para a 10º edição do Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter reúne mais de uma centena de estudantes de comunicação de 27 universidades 



 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online