07/05/2017
O Centro de Documentação e Memória da Unesp (CEDEM-Unesp) realizará o segundo workshop gratuito de formação de colaboradores no próximo dia 6 de julho usando como material de discussão o acervo iconográfico do Fundo OBORÉ Editorial, que faz parte do Projeto Traços da Resistência.
Com o tema “Processos de Criação de Ilustrações em Editoras”, os cartunistas Laerte Coutinho e Jaime Prades, discutirão sobre o processo criativo no momento de elaborar as ilustrações. As obras de ambos estão entre as quase cinco mil ilustrações do Fundo OBORÉ Editorial.
O primeiro workshop, realizado no início de março, teve como tema “Conservação Preventiva” e foi conduzido pela Profª Telma Madio, do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciência da Unesp de Marília.
O Fundo OBORÉ Editorial tem o apoio do edital Rumos do Itaú Cultural e visa recuperar, catalogar e conservar o acervo iconográfico da OBORÉ. Além de Larte e Jaime Prades, o acervo também contém ilustrações de Fortuna, Henfil, Glauco, Chico Caruso, Gilberto Maringoni entre outros e é composto também por uma Hemeroteca Sindical, com material jornalístico da imprensa sindical, cartazes e fotografias.
Atualmente o Projeto Traços da Resistência está em fase de higienização – que tem por função remover poeira, clipes, entre outras substâncias que possam dificultar a preservação do material.
Saiba mais sobre o CEDEM em: www.cedem.unesp.br
Leia também:
Equipe de historiadores da Unesp inicia projeto 'Traços da Resistência' visando recuperar e preservar acervo iconográfico da OBORÉ
|