Para celebrar os oitenta anos de fundação da entidade, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (SJSP), realizará nesta segunda, 17, às 19h, ação comemorativa com transmissão ao vivo pelas
redes sociais do sindicato e pelo site da
Fundação Perseu Abramo.
Entre os convidados estão Maria José Braga, presidente da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e Audálio Dantas, que foi presidente do sindicato em 1975, ano marcado pelo enfrentamento a ditadura civil militar e assassinato do jornalista Vladimir Herzog, preso, torturado e morto no Doi-Codi.
Ao longo de todo este mês de abril a entidade segue com uma série de atividades como debates, palestras, homenagens e visitas a redações de todo o estado.
Programação
No dia 19 de abril, quarta-feira, também às 19h, o jornalista e professor Fábio Venturini e o advogado Antonio Furnari Filho darão palestra com o tema “A ética profissional na mídia brasileira”. O evento será na sede do sindicato e será mediado pelo jornalista, professor e coordenador da Comissão de Ética do SJSP, Franklin Valverde.
Na quinta-feira, 20 de abril, às 15h30, em parceria com a Associação dos Jornalistas Veteranos do Estado de São Paulo (AJOVESP), será realizado o debate “Sindicato dos Jornalistas – 1937 a 2017 na visão dos próprios jornalistas”, no auditório Vladimir Herzog do SJSP.
No dia 25 de abril, o Cineclub Vladimir Herzog exibirá o documentário ‘O mercado de Notícias”, de Jorge Furtado, às 19h30.
Para finalizar a programação, no dia 27 de abril acontecerá homenagem aos 80 anos do sindicato e ao Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, em sessão solene marcada para acontecer às 19h.
Para saber mais acesse:
Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo