Para debater sobre os desafios do envelhecimento ativo, a pró reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP realiza no dia 3 de maio, uma quarta-feira, das 8h às 18h, o primeiro simpósio “USP Rumo ao Envelhecimento Ativo”, com a participação da antropóloga e escritora Mirian Goldenberg, do economista Eduardo Gianetti, do arquiteto e urbanista Marcelo de Andrade Roméro, pró reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, e da professora e psicóloga Ecléa Bosi. O evento vai debater a relação do envelhecimento com qualidade de vida, saúde mental e física, economia entre outros aspectos de uma vida ativa.
Esta ação é parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade e acontecerá na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mildin. Ela é realizada em parceria com o Hospital Universitário da USP, por meio do projeto Envelhecimento Ativo.
Em texto divulgado pela universidade, o simpósio foi pensado levando em consideração o aumento da longevidade e o que esse crescimento pode acarretar nas pessoas. “O aumento da longevidade da população mundial está exigindo mudanças e novos modelos de relações, trabalho e aprendizados surgirão”, disse o coordenador do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, o médico Egídio Dórea.
Ele aponta que a população de terceira idade que está ativa representa “um valioso recurso para comunidades, famílias e economia. A não inclusão do indivíduo idoso em planos de desenvolvimento social e econômico acarretará riscos sociais a esse público e às comunidades em geral”.
As inscrições devem ser feitas previamente pelo email
envelhecimentoativo@hu.usp.br ou pelo telefone (11) 3091-9183.
Programação
Abertura: Prof. Dr. Alexandre Kalache
Módulo I: Envelhecimento e Memória
Palestrantes: Profa. Dra. Ecléa Bosi; Profa. Dra. Ivete Pieruccini; Sra. Neuza Carvalho
Módulo II: Envelhecimento e Saúde
Palestrante: Profa. Dra. Patricia Chakur Brum; Prof. Dr. Márcio Mancini
Módulo III: Envelhecimento e Economia
Palestrante: Prof. Dr. Rodrigo De Losso da S. Bueno; Prof. Dr. Eduardo Giannetti
Módulo IV: Envelhecimento e Resiliência
Palestrantes: Profa. Dra. Mirian Goldenberg; Profa. Dra. Maria Júlia Kovács
Módulo V: Envelhecimento e Urbanismo
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Romero
Serviço
I Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo
Onde: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Auditório István Jancsó - Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo, SP
Quando: 3 de maio, das 8h às 18h
Quanto: Gratuito
Inscrições e informações: envelhecimentoativo@hu.usp.br ou (11) 3091-9183
Informações para imprensa
Elcio Silva | Gustavo Drullis | Michel Sitnik | Teresa Espallargas
(11) 2648 0472 | (11) 2648 0042 | (11) 2648 0497 | procin@usp.br
Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Núcleo dos Direitos da USP, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP, CoralUSP – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, Estação Ciência, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Museu de Ciências, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”.