Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Abertas as inscrições para o 10º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
Divulgação OBORÉ. Foto: Ruam Oliveira
  22/03/2017

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a OBORÉ Projetos Especiais oferecem 20 vagas para estudantes de graduação em Jornalismo e 5 vagas para assessores de comunicação dos gabinetes dos vereadores para a 10a. edição do curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter. Trata-se do módulo temático do Projeto Repórter do Futuro cujo foco é estimular a prática reflexiva e o exercício da reportagem tendo como cenário a cidade de São Paulo.  

Ao todo, serão seis encontros programados para os meses de maio, junho e julho de 2017, sempre aos sábados, com Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas sobre os grandes problemas da cidade com gestores e especialistas em temas como Desigualdades Sociais, Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Habitação e Educação. 

Haverá produção de textos jornalísticos a cada encontro e acompanhamento individual desta produção, além de atividades de campo onde os alunos, em duplas, são estimulados a produzirem e  publicarem suas matérias  a partir de uma reportagem de fôlego em um algum bairro de livre escolha – a Operação Ponto Final.     

O encontro de seleção do módulo acontecerá no sábado, dia 8 de abril de 2017, seguindo nos meses de maio e junho nos encontros temáticos com gestores, técnicos e especialistas. O encontro de avaliação e encerramento está agendado para o dia 8 de julho.  Os estudantes são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, formam duplas para realizar uma reportagem de fôlego

Contexto

As transformações cada vez mais rápidas e profundas pelas quais a cidade de São Paulo vem passando nas últimas décadas evidenciam que a tarefa de comunicar a sua realidade, dinâmica de funcionamento e instrumentos de participação é crescentemente complexa e requer preparação especializada.

Entretanto, a conformação atual dos meios de comunicação tradicionais deixou ao repórter a tarefa solitária de empreender o mergulho necessário na realidade paulistana a fim de retratá-la com eficiência e verdade. O jornalista tem consciência de que precisa fazê-lo, mas as obrigações profissionais do dia a dia e a variedade cada vez maior de temas a cobrir dificultam que ele se dedique às questões da cidade como sabe que deveria.

Por compreender este contexto, mas, sobretudo movidos pelo conceito de que cidadania requer informação qualificada e pelo entendimento de que a tarefa de sensibilizar e capacitar os futuros repórteres especializados nos temas da cidade não deve ser unicamente da universidade e dos meios de comunicação, mas um esforço de todos os atores sociais interessados em ampliar o conhecimento da população a respeito da cidade em que vive, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a OBORÉ Projetos Especiais uniram esforços para promoverem, pelo sexto ano consecutivo, o curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter, módulo temático do Projeto Repórter do Futuro.  
 
Trata-se de projeto de formação iniciado em 1994 cuja proposta é complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem.

Metodologia

Importante destacar que o Projeto Repórter do Futuro desenvolveu uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades através de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste projeto é desenvolvido em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes. 

Nesta proposta, serão igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.
 
SERVIÇO
 
Projeto Repórter do Futuro.  
10º curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter
 
PÚBLICO ALVO: Estudantes universitários de graduação em Jornalismo.
 
VAGAS: 20, dos quais 5 reservadas a estagiários oriundos dos gabinetes dos vereadores.
 
CARGA HORÁRIA: 60 horas, sendo 24h/aula de atividades presenciais + 6h de leituras + 30h de atividades práticas de reportagens e produção de textos.
 
LOCAL, DATA E HORA: Câmara Municipal, de 8/4/2017 a 08/07/2017, aos sábados, das 13h às 17h.
 
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 21 de março a 7 de abril de 2017
 
ACESSE AQUI A FICHA DE INSCRIÇÃO
 
CRITÉRIO DE CERTIFICAÇÃO – Será concedido certificado apenas aos que obtiverem  presença em 100% dos encontros e entregarem a reportagem da Operação Ponto Final.
 
 
  PROGRAMAÇÃO

Data Tema
8/4 ENCONTRO DE SELEÇÃO | Aula Magna
Plenarinho da Câmara Municipal de SP (1º Andar)  [13h – 17h]
6/5  EDUCAÇÃO
Sala Tiradentes [13h-17h]
13/5 HABITAÇÃO
Sala Tiradentes [13h-17h]
20/5 MOBILIDADE URBANA
Sala Tiradentes [13h-17h]
27/5 A MULHER E A CIDADE 
Sala Tiradentes [13h-17h]
3/6 SUSTENTABILIDADE
Sala Tiradentes [13h-17h]
8/7 ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO
Sala Oscar Pedroso Horta [10 -17h]

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online