13/03/2017
O primeiro debate a ser promovido pelo CEDEM (Centro de Documentação e Memória da Unesp) em 2017 vai homenagear, no dia 14/03 às 18h30, os 95 anos de fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e discutir o cenário político no momento da criação do partido – oficializado em março de 1922. O evento ocorrerá na sede do CEDEM, localizada na praça da Sé, em São Paulo.
À esquerda da política dominante da época, o PCB deve parte de sua criação aos esforços realizados pelo jornalista Astrojildo Pereira, criador da revista ‘Movimento Comunista’, primeira do gênero no país. Após romper com o movimento anarquista e influenciado pela Revolução Soviética, o jornalista foi a Moscou defender a legitimação do partido pela Internacional Comunista. Em 1924, o PCB passou a ser chamado de ‘Sessão Brasileira da Internacional Comunista’, equivalente a pertencer ao movimento mundial da revolução do proletariado.
Para expor o assunto, a atividade receberá o professor João Quartim de Moraes, pesquisador em filosofia antiga, teoria política, marxismo e outros temas, doutor pela Fondation Nationale de Science Politique da Academia de Paris e o vice-presidente do Instituto Astrojildo Pereira (IAP), José Luiz Del Roio, escritor, ativista político e ex-senador da República Italiana.
O debate será mediado pelo coordenador do Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical ‘Florestan Fernandes’ (CEMOSi), Profº Dr. Antônio Thomaz Júnior.
Serviço
Debate Cedem
A Revolução Soviética e a formação do Partido Comunista do Brasil (PCB)
Data e horário: 14/03/2017, 3ª feira às 18h30
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)
Informações: (11) 3116–1701
Inscrições Gratuitas (Clique Aqui)
E-mail: eventos@cedem.unesp.br
www.cedem.unesp.br
Facebook CEDEM/Unesp
|