20/02/2017
Na tarde de quinta-feira, 16 de fevereiro, aconteceu o 1º encontro de confraternização e capacitação de radialistas comunitários, no auditório Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo. O evento, organizado pela OBORÉ, tem como intuito criar uma rede de comunicadores aptos a informar sobre os processos de migração para o sinal digital, visto que o desligamento do sinal analógico está previsto para o dia 29 de março de 2017 em todo o estado de São Paulo.
Na ocasião estiveram presentes Cecília Zanotti, gerente regional e Antônio Biondi, gerente de mobilização, ambos da Seja Digital. Os diretores da OBORÉ Sérgio Gomes e Ana Luisa Zaniboni Gomes também participaram da ação.
Integrantes de diversas rádios comunitárias da capital paulista e da grande São Paulo aproveitaram para sanar diversas dúvidas quanto a própria mudança em si e de que forma essa informação deve ser levada para suas respectivas comunidades e ouvintes.
A oficina
Para dar início a oficina, Cecília Zanotti descreveu o processo de criação da Seja Digital - entidade sem fins lucrativos criada em 2015 a partir de recurso privado e feita exclusivamente para gerenciar esta migração.
Zanotti salientou que as principais obrigações da empresa são: garantir que os canais analógicos sejam remanejados corretamente para uma nova faixa de operação; confirmar se os domicílios estão digitalizados, pois o sinal só será desligado se, no mínimo, 93% das residências estiverem aptas a receber o sistema digital; e distribuir kits gratuitamente contendo conversor digital, cabos e antena para pessoas registradas no Cadastro Único Nacional. Ao todo são 1 milhão e 800 mil kits disponíveis para entrega.
Durante o evento também foram apresentados dois dos quatro spots – rap e samba - produzidos exclusivamente para esta campanha. Serão distribuídos para os radialistas participantes - além dos spots em rap, samba, forró e funk - duas Cartas Faladas e quatro entrevistas exclusivas sobre o tema, prontas para irem ao ar.
No próximo dia 10 de março acontece o segundo encontro com radialistas comunitários, também no Sindicato dos Jornalistas, e marca a reta final de divulgação sobre o desligamento do sinal analógico.
Clique aqui e confira imagens do evento em nossa conta do Flickr
|