Na tarde deste sábado, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, jornalistas e estudantes do Repórter do Futuro se reuniram na Praça Memorial Vladimir Herzog, na capital paulista, para o lançamento do “Envelope da Solidariedade IV” em um ato que frisou a importância da proteção aos Direitos Humanos.
A ação é também parte de esforços de jornalistas e artistas na criação do painel “Em nome da Verdade”, a ser alocado na praça Vladimir Herzog. O painel apresentará os 1004 nomes dos jornalistas que assinaram o texto - veiculado como matéria paga no jornal “O Estado de S. Paulo” e entregue à Polícia Militar em janeiro de 1976 - que contava dos acontecimentos que levaram à morte do professor e jornalista Vladimir Herzog, assassinado durante a ditadura civil-militar brasileira em 25 de Outubro de 1975. O dinheiro arrecadado com as vendas do “Envelope da Solidariedade IV” será destinado a realização deste painel.
O “Envelope da Solidariedade” traz em seu conteúdo diferentes desenhos de pombas, símbolos de paz, feitos pelos cartunistas Ziraldo, Chico Caruso, Zélio, Caulos, Geandré, Redi, Conceição Cahu, Sizenando, Ciça, Laerte, Fortuna e Henfil, todas as imagens com poesias de Dom Helder Câmara como legenda. No total foram produzidos 30 exemplares.
O jornalista André Deak, coordenador do módulo de Informação sobre Direitos Humanos e o professor e jornalista Aldo Quiroga, coordenador do módulo de Jornalismo em Situações de Conflitos Armados, também participaram da atividade. Durante o evento a cartunista Laerte Coutinho realizou uma sessão de autógrafos nos envelopes.
Pela manhã, antes do lançamento, Sérgio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ leu uma carta aberta que sintetiza o momento do lançamento e o dia Internacional dos Direitos Humanos. Leia a íntegra do documento clicando
aqui.