Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  “Envelope da Solidariedade IV” reforça compromisso com os Direitos Humanos
Texto e Foto: Ruam Oliveira
  10/12/2016

Na tarde deste sábado, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, jornalistas e estudantes do Repórter do Futuro se reuniram na Praça Memorial Vladimir Herzog, na capital paulista, para o lançamento do “Envelope da Solidariedade IV” em um ato que frisou a importância da proteção aos Direitos Humanos.

A ação é também parte de esforços de jornalistas e artistas na criação do painel “Em nome da Verdade”, a ser alocado na praça Vladimir Herzog. O painel apresentará os 1004 nomes dos jornalistas que assinaram o texto - veiculado como matéria paga no jornal “O Estado de S. Paulo” e entregue à Polícia Militar em janeiro de 1976 - que contava dos acontecimentos que levaram à morte do professor e jornalista Vladimir Herzog, assassinado durante a ditadura civil-militar brasileira em 25 de Outubro de 1975.  O dinheiro arrecadado com as vendas do “Envelope da Solidariedade IV” será destinado a realização deste painel.

O “Envelope da Solidariedade” traz em seu conteúdo diferentes desenhos de pombas, símbolos de paz, feitos pelos cartunistas Ziraldo, Chico Caruso, Zélio, Caulos, Geandré, Redi, Conceição Cahu, Sizenando, Ciça, Laerte, Fortuna e Henfil, todas as imagens com poesias de Dom Helder Câmara como legenda.  No total foram produzidos 30 exemplares.

O jornalista André Deak, coordenador do módulo de Informação sobre Direitos Humanos e o professor e jornalista Aldo Quiroga, coordenador do módulo de Jornalismo em Situações de Conflitos Armados, também participaram da atividade. Durante o evento a cartunista Laerte Coutinho realizou uma sessão de autógrafos nos envelopes.

Pela manhã, antes do lançamento, Sérgio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ leu uma carta aberta que sintetiza o momento do lançamento e o dia Internacional dos Direitos Humanos. Leia a íntegra do documento clicando aqui.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online