Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Cinemateca realiza sessão especial em homenagem ao jornalista Milton Bellintani
Texto: Ruam Oliveira Foto: Divulgação
  28/11/2016

O dia 3 de novembro de 2016 marcou um ano desde que o jornalista e professor Milton Bellintani faleceu. E para celebrar sua vida familiares, amigos e estudantes se reuniram na Cinemateca Brasileira, no último domingo, 27, para uma sessão especial de cinema com a exibição do filme argentino “Kamchatka” (2002). A escolha do longa foi indicação da esposa de Milton, a jornalista Silvia Bellintani, que também participou do encontro.

O filme narra a história de uma família que se vê obrigada a mudar completamente de vida por conta da perseguição da ditadura na Argentina nos anos 1970. Milton possuía vasto conhecimento sobre a cultura latino-americana e tinha forte interesse por temas relacionados aos direitos humanos, fatores bem presentes no filme de Marcelo Piñeyro.

Bellintani foi coordenador do Repórter do Futuro, módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter até a edição de 2014. A ideia de realizar um evento em homenagem ao professor partiu de Milena Buarque, jornalista na Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP) e ex-aluna de Milton. “Acho que ele influenciou e tocou a todos nós de diferentes formas (...) Eu lembro do Milton, principalmente, porque ele olhava para grandes jornalistas ou para meros estudantes da mesma forma, ele marcava o nome da pessoa, falava com você sempre olhando nos seus olhos e isso te dá uma segurança, uma relação de proximidade e familiaridade muito grande”, disse.

Acompanharam a sessão os diretores da Oboré Sérgio Gomes e Ana Luisa Zaniboni Gomes, Olga Futemma, coordenadora geral da Cinemateca e amigos e ex-alunos de Bellintani.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online