22/11/2016
No sábado, 19 de novembro, o professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, José Eli da Veiga, participou da coletiva de imprensa com os estudantes do 9º Módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, que acontece na Câmara Municipal de SP.
José Eli ressaltou a importância da preparação dos repórteres antes da entrevista. “É incomum que a gente responda ou dê entrevista coletiva a pessoas que realmente se prepararam. Em geral eu dou muita entrevista em que as pessoas estão totalmente por fora, elas fazem o trabalho depois”, disse o professor.
Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ e coordenador geral do projeto, explicou então sobre o conceito adotado pelo curso Repórter do Futuro, chamado de sala de aula invertida, no qual os estudantes chegam à conferência tendo previamente estudado sobre o assunto a ser abordado naquele dia.
Mestre em Economia Agrícola e doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade de Paris, José Eli da Veia tem se dedicado ao estudo e avanço do conceito de sustentabilidade desde os anos 1970, quando o termo ainda não era tão usual quanto hoje. O professor destacou que até a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - Rio 92, o termo sustentabilidade era usado apenas como adjetivo - o que evidencia a trajetória de ressignificações pela qual o termo passou, até que, hoje, refere-se à preocupação e cuidado com a sobrevivência digna das gerações seguintes.
Além de falar sobre o trajeto de implantação do conceito, criticou a pouca cobertura midiática sobre o assunto, citando como exemplo a Agenda 2030, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e que aborda os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pouco foi divulgada pelos jornais e sites de notícia.
Nas próximas semanas os estudantes realizam a Operação Ponto Final, que consiste na produção de material jornalístico de fôlego abordando algum dos temas discutidos ao longo do curso – Saúde, Educação, Mobilidade, Habitação e Sustentabilidade.
No dia 3 de dezembro, às 9h, também na Câmara Municipal de SP, ocorre a Feira de Amostras da Operação Ponto Final, onde serão exibidas as reportagens dos alunos e, em seguida, a avaliação do módulo e a entrega dos certificados de conclusão.
O módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter acontece na sala Tiradentes, da Câmara Municipal de SP, tem transmissão ao vivo pelo site da Câmara (Veja a Galeria de Vídeos) e é realizado pela OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da CMSP e apoio do Sindicato dos Professores de SP - SinproSP.
|