Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  José Eli da Veiga discute sustentabilidade na última coletiva do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
Texto e Foto: Ruam Oliveira
  22/11/2016

No sábado, 19 de novembro, o professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, José Eli da Veiga, participou da coletiva de imprensa com os estudantes do 9º Módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, que acontece na Câmara Municipal de SP.

José Eli ressaltou a importância da preparação dos repórteres antes da entrevista. “É incomum que a gente responda ou dê entrevista coletiva a pessoas que realmente se prepararam. Em geral eu dou muita entrevista em que as pessoas estão totalmente por fora, elas fazem o trabalho depois”, disse o professor.

Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ e coordenador geral do projeto, explicou então sobre o conceito adotado pelo curso Repórter do Futuro, chamado de sala de aula invertida, no qual os estudantes chegam à conferência tendo previamente estudado sobre o assunto a ser abordado naquele dia.

Mestre em Economia Agrícola e doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade de Paris, José Eli da Veia tem se dedicado ao estudo e avanço do conceito de sustentabilidade desde os anos 1970, quando o termo ainda não era tão usual quanto hoje. O professor destacou que até a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - Rio 92, o termo sustentabilidade era usado apenas como adjetivo - o que evidencia a trajetória de ressignificações pela qual o termo passou, até que, hoje, refere-se à preocupação e cuidado com a sobrevivência digna das gerações seguintes. 

Além de falar sobre o trajeto de implantação do conceito, criticou a pouca cobertura midiática sobre o assunto, citando como exemplo a Agenda 2030, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e que aborda os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pouco foi divulgada pelos jornais e sites de notícia.


Nas próximas semanas os estudantes realizam a Operação Ponto Final, que consiste na produção de material jornalístico de fôlego abordando algum dos temas discutidos ao longo do curso – Saúde, Educação, Mobilidade, Habitação e Sustentabilidade.

No dia 3 de dezembro, às 9h, também na Câmara Municipal de SP, ocorre a Feira de Amostras da Operação Ponto Final, onde serão exibidas as reportagens dos alunos e, em seguida, a avaliação do módulo e a entrega dos certificados de conclusão.

O módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter acontece na sala Tiradentes, da Câmara Municipal de SP, tem transmissão ao vivo pelo site da Câmara (Veja a Galeria de Vídeos) e é realizado pela OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da CMSP e apoio do Sindicato dos Professores de SP - SinproSP.  
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online