Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Encontro de avaliação marcou o encerramento do 3º curso de Jornalismo e Direitos Humanos
Texto e foto: Clara Assumpção
  04/11/2016

Jornalismo e Direitos Humanos: encerramento da 3ª edição do módulo aconteceu no sábado, 22 de outubro, na sede da Conectas
 
O encontro de avaliação do sábado, 22/10, marcou o encerramento da 3ª edição do curso de Jornalismo e Direitos Humanos — módulo do Projeto do Repórter do Futuro que há vinte anos promove atividades de complementação universitária para estudantes de jornalismo. O curso foi realizado pela OBORÉ em parceria com a Conectas Direitos Humanos e apoiado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e pelo Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo).
 
Neste ano, o encontro de seleção reuniu, em agosto, 106 estudantes universitários dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Direito e Relações Internacionais. Desse total, vinte estudantes de diferentes universidades do estado de Minas Gerais, Goiás e São Paulo foram selecionados para participar da série de palestras e entrevistas coletivas com especialistas centrados no eixo de atuação da Conectas — Cooperação Sul-Sul, Política Externa e Justiça. A proposta desse módulo alinha a prática reflexiva da cobertura jornalística com o conhecimento teórico de temas de direitos humanos. Ao final de cada conferência, os estudantes eram desafiados a produzir um texto noticioso sobre o tema do encontro.
 
A 3ª edição do curso teve início com a exposição sobre técnicas de reportagem e ferramentas para o jornalismo, ministrada pelo coordenador do módulo, André Deak. No dia 17, os estudantes participaram da conferência de imprensa com a coordenadora do Programa de Política Externa da ONG Conectas, Camila Asano. No sábado do dia 24, os estudantes receberam Marcos Fuchs, especialista no sistema prisional brasileiro e diretor adjunto da Conectas. O advogado, Rafael Custódio, que também é coordenador do Programa de Justiça da Conectas, participou da conferência realizada no dia 1 de outubro. Caio Borges, advogado do programa de Empresas e Direitos Humanos da Conectas, esteve com os estudantes no dia 08.  A última conferência contou com a participação do assessor de Política Externa da Conectas, Jefferson Nascimento.
 
O jornalista André Deak, que acompanhou os estudantes nesse percurso de dois meses, reiterou sobre a importância da atividade jornalística para a narração da história do presente. Durante a avaliação, os alunos pontuaram sobre a importância do curso para a ampliação de perspectivas do direitos humanos e na introdução de novas questões sobre o assunto.

Na ocasião, todos os estudantes foram certificados de sua participação, acompanhados do diretor e da secretária executiva da OBORÉ, Sergio Gomes e Cristina Cavalcanti, do diretor executivo da Abraji, Guilherme Alpendre, e de João Paulo Brito, da equipe de Comunicação da Conectas.


 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online