|
04/11/2016
Jornalismo e Direitos Humanos: encerramento da 3ª edição do módulo aconteceu no sábado, 22 de outubro, na sede da Conectas
O encontro de avaliação do sábado, 22/10, marcou o encerramento da 3ª edição do curso de Jornalismo e Direitos Humanos — módulo do Projeto do Repórter do Futuro que há vinte anos promove atividades de complementação universitária para estudantes de jornalismo. O curso foi realizado pela OBORÉ em parceria com a Conectas Direitos Humanos e apoiado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e pelo Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo).
Neste ano, o encontro de seleção reuniu, em agosto, 106 estudantes universitários dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Direito e Relações Internacionais. Desse total, vinte estudantes de diferentes universidades do estado de Minas Gerais, Goiás e São Paulo foram selecionados para participar da série de palestras e entrevistas coletivas com especialistas centrados no eixo de atuação da Conectas — Cooperação Sul-Sul, Política Externa e Justiça. A proposta desse módulo alinha a prática reflexiva da cobertura jornalística com o conhecimento teórico de temas de direitos humanos. Ao final de cada conferência, os estudantes eram desafiados a produzir um texto noticioso sobre o tema do encontro.
A 3ª edição do curso teve início com a exposição sobre técnicas de reportagem e ferramentas para o jornalismo, ministrada pelo coordenador do módulo, André Deak. No dia 17, os estudantes participaram da conferência de imprensa com a coordenadora do Programa de Política Externa da ONG Conectas, Camila Asano. No sábado do dia 24, os estudantes receberam Marcos Fuchs, especialista no sistema prisional brasileiro e diretor adjunto da Conectas. O advogado, Rafael Custódio, que também é coordenador do Programa de Justiça da Conectas, participou da conferência realizada no dia 1 de outubro. Caio Borges, advogado do programa de Empresas e Direitos Humanos da Conectas, esteve com os estudantes no dia 08. A última conferência contou com a participação do assessor de Política Externa da Conectas, Jefferson Nascimento.
O jornalista André Deak, que acompanhou os estudantes nesse percurso de dois meses, reiterou sobre a importância da atividade jornalística para a narração da história do presente. Durante a avaliação, os alunos pontuaram sobre a importância do curso para a ampliação de perspectivas do direitos humanos e na introdução de novas questões sobre o assunto.
Na ocasião, todos os estudantes foram certificados de sua participação, acompanhados do diretor e da secretária executiva da OBORÉ, Sergio Gomes e Cristina Cavalcanti, do diretor executivo da Abraji, Guilherme Alpendre, e de João Paulo Brito, da equipe de Comunicação da Conectas.
|
|