Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Ação Humanitária no Haiti foi tema do terceiro encontro do Repórter do Futuro no módulo sobre conflitos armados
Texto e foto: Ruam Oliveira
  10/10/2016

Ação Humanitária no Haiti foi tema do terceiro encontro do Repórter do Futuro no módulo sobre conflitos armados

Texto e foto: Ruam Oliveira

Neste sábado (08/10), o Coronel Sandro Vasconcelos, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), participou da terceira conferência de imprensa com os estudantes do módulo “Informação Sobre Jornalismo em situações de Conflito Armado e Outras situações de Violência”, do Repórter do Futuro, e falou sobre as missões de paz realizadas pelo Exército e também a relação da corporação com a imprensa.
O Coronel iniciou sua fala descrevendo o papel do Exército Brasileiro nos dias de hoje, dando destaque para as missões de paz. De acordo com ele, mais de 1.700 militares brasileiros estão envolvidos em missões de paz pelo mundo, destacando que há sempre uma tropa se preparando, de maneira preventiva, para alguma missão. “É fundamental que o profissional que vai estar inserido nessas missões esteja preparado”, apontou quando questionado sobre o preparo dos soldados, principalmente na questão psicológica.

Missões no Haiti

“Estamos priorizando a atuação humanitária neste momento”, disse o Coronel sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Haiti. Responsável pela sessão de relacionamento com a mídia, Cel. Vasconcelos apontou que a passagem do furacão Matthew pela costa haitiana esta semana alterou os planos iniciais do Exército, que anteriormente estava se preparando para dar assistência ao país nas eleições gerais, marcadas para domingo, dia 9 de outubro, mas  adiado em razão dos danos causados pelo furacão.

Antes mesmo do furacão atingir o país, 78 militares do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT, na sigla em inglês) foram enviados para prestar assistência à população. O Coronel apontou que ainda não sabe ao certo o quanto este efetivo pode aumentar, por tratar-se de evento recente.

Esta é a 15º edição do módulo realizado pela OBORÉ em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha  (CICV) e Abraji.  Sob coordenação do jornalista da TV Cultura e professor da PUC-SP Aldo Quiroga, os encontros acontecem aos sábados na Matilha Cultural, no centro de São Paulo, e prosseguem até o próximo dia 29 de outubro.
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online