|
03/10/2016
Repórteres do Futuro discutem saúde no segundo encontro do módulo Descobrir São Paulo
O convidado para a segunda rodada de palestra, conferência de imprensa e entrevista coletiva foi Marco Antônio Manfrendini. Dentista, doutor em saúde pública pela USP e servidor de longa data, atuou como assessor parlamentar na câmara municipal e ocupou cargo de liderança na prefeitura durante gestão de Luíza Erundina (89-93). Hoje, lecionando como especialista convidado pelo país, prestando consultoria para vários órgãos públicos e liderando associações de classe da área, ele mostra real preocupação com os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Manfredini abriu a exposição de aproximadamente 50 minutos ressaltando que cada nação enxerga a saúde de uma forma. Usou as dificuldades na implementação do que ficou conhecido como Obama Care nos Estados Unidos, para exemplificar um modelo que a trata como mercadoria. E mencionou o Reino Unido como oposto, um país que encara a saúde como direito.
Aproveitando a comparação, ele pontuou falhas no SUS mas não deixou de criticar a cobertura da mídia brasileira, focada sempre nas mazelas do serviço público de saúde. Para ele, na Inglaterra o governo, a imprensa e o povo incorporaram a saúde pública como valor da nação, citando o recente nascimento na família real, realizado em hospital público, algo muito ressaltado por lá.
E, no Brasil, ninguém fica sabendo quando o SUS faz um trabalho relevante, como o atendimento de todas as vítimas do incêndio na boate Kiss, no Rio Grande do Sul, o maior programa de imunização do mundo, atendimento do SAMU ou serviços da Vigilância Sanitária, alguns exemplos do que chamou de “O SUS que ninguém vê”, e que é utilizado diariamente por 100% da população, inclusive pelos que tem plano de saúde.
Na exposição, também ressaltou com números a insatisfação do brasileiro com a saúde em ambas as esferas, pública e privada, além do caráter populista e superficial da grande maioria das propostas de candidatos atuais à prefeitura sobre o tema que representa nada menos que 38% das reclamações dos paulistanos.
Obs.: Todos os estudantes devem desenvolver uma pauta e redigir matéria com base na palestra / conferência de imprensa / entrevista coletiva e enviar para reporterdofuturo@obore.com até o meio-dia da terça-feira seguinte ao encontro.
- Confira na galeria de vídeos do portal da Câmara a palestra e conferência de imprensa concedidas por Ermínia Maricato ( SP:Megacidade) e Marco Manfredini ( Saúde). O tema do próximo encontro é Educação, com Celso Napolitano (22 de outubro).
- As atividades do módulo contam com transmissão ao vivo pelo sistema de acompanhamento on-line da CMSP. As sessões ficam arquivadas e podem ser consultadas por data, bastando acessar auditórios on-line no link:
http://www.camara.sp.gov.br/transparencia/auditorios-online/
O curso acontece na Sala Tiradentes da CMSP.
Programação
13 de agosto, 14h às 17h, Sala Sérgio Vieira de Mello
Encontro de Confraternização e Seleção
Aula Magna: As desigualdades sociais na cidade
Palestrante convidado: João Guilherme Vargas Netto, analista político
17 de setembro, 13h às 17h, Sala Tiradentes
Tema 1: São Paulo, Megacidade
Palestrante convidada: Ermínia Maricato,arquiteta e urbanista
21 de setembro, quarta-feira, 14h
Atividade de Boas Vindas: Conhecendo a Câmara Municipal
Organização: Centro de Memória da CMSP
24 de setembro, 13h às 17h, Sala Tiradentes
Tema 2: Saúde
Palestrante convidado: Marco Manfredini, da FSP/USP e do CROSP
22 de outubro, 13h às 17h, Sala Tiradentes
Tema 3: Educação
Palestrante convidado: Celso Napolitano, docente na Fundação Getúlio Vargas - FGV e presidente da Federação dos Professores no Estado de São Paulo - FEPESP
5 de novembro, 13h às 17h, Sala Tiradentes
Tema 4: Mobilidade
Palestrante convidado: Frederico Bussinger, ex secretário dos Transportes de S. Paulo e consultor
19 de novembro, 13h às 17h, Sala Tiradentes
Tema 5: Sustentabilidade
Palestrante convidado: José Eli da Veiga, economista e docente na Faculdade de Economia e Administração - FEA/USP
Novembro: Operação Ponto Final (em duplas)
3 de dezembro, 10h às 17h, Sala Tiradentes
Apresentação dos trabalhos das duplas, avaliação, certificados e encerramento
|
|