Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Seleção para o 3º Curso de Jornalismo e Direitos Humanos reúne mais de cem estudantes no sábado, 27
Texto e Foto: Ruam Oliveira
  29/08/2016

Encontro de Seleção para o 3º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos recebeu mais de cem estudantes no sábado, 27

O encontro de seleção dos 823 estudantes inscritos para o 3º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos ocorreu na manhã de sábado, 27 de agosto, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Promovido pela OBORÉ em parceria com a Conectas e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e apoio do Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo), o encontro reuniu 106 estudantes de Jornalismo, Relações Públicas, Direito e Relações Internacionais de 23 faculdades de todo o país. 

Jéssica Carvalho Morris, diretora executiva da Conectas, proferiu a Aula Magna discorrendo sobre o conceito de Direitos Humanos - definição que foi se alterando ao longo do tempo até se estabelecer com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.

Participaram do encontro os diretores da OBORÉ - Sergio Gomes e Ana Luisa Zaniboni Gomes, responsáveis pelo projeto Repórter do Futuro, Leonardo Medeiros, Assessor de Comunicação da Conectas e Guilherme Alpendre, diretor executivo da Abraji. Sergio Gomes explicou sobre a metodologia do projeto, o conceito de sala invertida e o funcionamento do Pacto de Reembolsa. Os estudantes são desafiados a publicar ao menos um texto que produziram ao longo do curso em um veículo de imprensa com editor responsável.

O encontro de seleção também contou com a participação da secretária executiva da OBORÉ, Cristina Cavalcanti, e de João Paulo Brito, da equipe de Comunicação na Conectas.

A terceira edição do curso terá início no dia 10 de setembro com uma exposição sobre técnicas de reportagem e ferramentas para o jornalismo, a ser ministrada pelo coordenador do módulo, jornalista André Deak.

A lista com os nomes dos vinte selecionados será divulgada no dia 05/09.


Sobre o módulo 
 

Os 20 alunos selecionados participarão de palestras e entrevistas coletivas com especialistas ao longo dos meses de setembro e outubro de 2016 e serão desafiados a produzir matérias semanais sobre os conteúdos apresentados. O curso combina a prática da cobertura jornalística com o conhecimento teórico e reflexivo sobre temas de direitos humanos: para que serve a ONU e a OEA e como o Brasil atua nestes espaços? Qual a arquitetura do nosso sistema de Justiça? Como o país define o que é crime e como este entendimento se reflete nos presídios brasileiros? Qual a situação dos direitos humanos nos países do chamado Sul Global? Qual o papel dos bancos públicos no financiamento de megaempreendimentos que ameaçam a vida de comunidades e o meio ambiente?

Organizado pela Conectas em parceria com Oboré e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), e apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), o curso é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro, programa que contribui na formação de profissionais do jornalismo há mais de vinte anos. A coordenação pedagógica será feita pelo jornalista e professor André Deak.

 
A lista com os 20 estudantes selecionados será publicada no dia 5/9.


Metodologia

Os encontros, sempre aos sábados, cumprirão a seguinte rotina: serão 30 minutos de reunião de pauta entre os alunos e o coordenador pedagógico; uma hora de palestra com os especialistas sobre o tema da semana, seguida de uma hora de entrevista coletiva; e, na sequência, 30 minutos para um balanço sobre a dinâmica do dia, novamente entre o coordenador e os estudantes. Por fim, os alunos devem redigir um texto noticioso sobre o tema do encontro.

Serão oferecidos, ainda, atendimentos semanais individuais com jornalistas e professores com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística personalizada. Também será possível avaliar, durante essas monitorias, as qualidades a serem potencializadas e problemas a serem trabalhados por cada aluno. 



Programação

Todos as atividades, com exceção da palestra com Jessica Morris, serão realizadas na sede da Conectas (Av. Paulista, 575 - 19º andar, São Paulo/SP).

27/8, 9h às 14h | Encontro de seleção
Qual o papel do jornalista hoje na cobertura de direitos humanos?
Jessica Carvalho Morris, diretora Executiva da Conectas
Local: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo - Rua Rego Freitas, 530 - São Paulo/SP

10/9 | 9h às 14h
Técnicas de reportagem e ferramentas para o jornalismo

André Deak, coordenador pedagógico do curso
 
17/9 | 9h às 14h
Qual o papel do Brasil na ONU e na OEA?

Camila Asano, coordenadora de Política Externa da Conectas

24/9 | 9h às 14h
País da impunidade!? Qual é a realidade do sistema prisional brasileiro?
Marcos Fuchs, diretor Adjunto da Conectas e membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária 

1/10 | 9h às 14h
O que é crime e como funciona a Justiça no Brasil?

Rafael Custódio, coordenador de Justiça da Conectas

8/10 | 9h às 14h
Financiamento público de grandes obras: regras para respeitar a vida e o meio ambiente

Caio Borges, advogado do programa de Empresas e Direitos Humanos da Conectas

15/10 | 9h às 14h
Sul Global: desafios da sociedade civil para evitar retrocessos (e sobreviver)

Ana Cernov, coordenadora do programa Sul-Sul da Conectas

22/10 | 9h às 14h
Encerramento

Avaliação do curso e do desempenho dos alunos e entrega de certificados.


Mais informações: 
OBORÉ | www.obore.com
11. 2847.4567
reporterdofuturo@obore.com


 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online