|
22/07/2016
CINEMA E REFLEXÃO: ENCONTROS PARA VER E OUVIR MELHOR O MUNDO
27 de julho de 2016 | quarta-feira | 19h
Cinemateca Brasileira – sala Petrobrás
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo
A obra a ser exibida na sessão de 27 de julho é Asas do Desejo, do cineasta alemão Wim Wenders (1987).
“Cinema e Reflexão: encontros para ver e ouvir melhor o mundo” consiste da exibição de uma obra cinematográfica seguida de mesa de reflexão com especialistas das mais variadas áreas do saber. Seu compromisso é reunir profissionais e estudantes das áreas de cinema, comunicação, saúde, humanidades e demais interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida, o envelhecimento, a terminalidade, a tolerância e a solidariedade.
Integra a programação permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009 e é fruto de parceria estratégica da entidade com a OBORÉ Projetos Especiais com o intuito de refletir sobre o cinema enquanto recurso de ensino-aprendizagem, espaço de difusão, troca e ampliação de conhecimentos. O evento é gratuito, aberto ao público em geral e realizado mensalmente, na última quarta feira do mês, sempre às 19h.
Ao longo dos últimos sete anos, a atividade ( então chamada de Sessão Averroes) conquistou cerca de 2.000 frequentadores habituais e, ao entrar em sua 8ª temporada, propõe-se a abordar novas temáticas concentradas em três eixos: 1) Envelhecimento / Terminalidade; 2) Solidão / Solidariedade e 3) Intolerância / Guerras. Esta sessão de março conta com apoio institucional do Hospital Premier, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Unifesp.
FICHA TÉCNICA
ASAS DO DESEJO [ Der Himmel über Berlim ]
Alemanha, 1987. Direção: Wim Wenders. Com Bruno Ganz, Solveig Dommatin, Otto Sander, Curt Bois e Peter Falk. Drama, 128 min, cor & p/b. Exibição em DVD | legendado em português
Classificação indicativa: 14 anos
Longa reconhecido internacionalmente como um marco do cinema nos anos de 1980 narra a disputa entre o divino e o efêmero da existência humana, na reflexão do diretor Wim Wenders. O cenário é a cidade de Berlim devastada do pós-guerra, onde um batalhão de anjos zelam pelos seus moradores e sofrem em silêncio ao assistirem as desventuras terrenas. Quando um dos anjos se apaixona por uma trapezista, torna-se humano e perde a sua condição imortal. Para guiá-lo em sua escolha, surge Peter Falk (da série Columbo), um anjo caído que soube fazer a transição entre os dois mundos. Com uma lentidão cercada de imagens em cor e preto-e-branco, focalizando o olhar de anjos e homens, Wenders construiu um dos filmes mais poéticos da década. Prêmio de direção no Festival de Cannes (1988), Prêmio de Melhor filme e fotografia da Academia de Cinema Alemã.
Mesa de Reflexão
Convidado: Rodrigo Savazoni, jornalista e gestor cultural
Mediador: Sergio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ
Assista aqui o trailer oficial do filme
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-2682/trailer-19517496/
NÃO HAVERÁ VISITA MONITORADA
REALIZAÇÃO
Cinemateca Brasileira
OBORÉ Projetos Especiais
APOIO INSTITUCIONAL
Hospital Premier
Instituto Paliar
Academia Nacional de Cuidados Paliativos
Unifesp
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 | próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br
Próxima sessão: 17 de Agosto
|
|