Sábado, 22 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Módulo sobre a cidade de São Paulo terá início neste sábado, 17, na Câmara Municipal
Texto: Germano Assad e Ana Luisa Gomes. Foto: André Bueno, CMSP
  12/09/2016

 

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu mais de uma centena de estudantes de graduação na tarde do sábado, dia 13 de agosto. Eles participaram do encontro de confraternização e seleção do Projeto Repórter do Futuro e assistiram uma aula magna do analista político João Guilherme Vargas Netto sobre as origens sócio políticas de São Paulo que plasmaram as características atuais desta megacidade. 
 
Após as considerações iniciais do presidente da Escola do Parlamento, Christy Ganzer Pato, todos tiveram a oportunidade de conhecer e ouvir os coordenadores do módulo e os representantes das diversas equipes de comunicação que operam na casa legislativa municipal.
 
Sergio  Gomes e Ana Luisa  Zaniboni, diretores da OBORE, explicaram o método da sala de aula invertida e o modelo de conferência seguida por coletiva de imprensa, tradicionalmente aplicados em todos os módulos do projeto.
 
Gisele Machado, jornalista da equipe do CCI (Centro de Comunicação Institucional), apresentou a estrutura e as atividades das diversas áreas de comunicação na casa - Rádio, TV, Portal, Assessoria de Imprensa e Revista Apartes. Marcelo Ruiz discorreu  sobre o trabalho de imprensa realizado pelo Portal da Câmara e Rádio Câmara. Fernando Buzian, da equipe de assessoria de imprensa da Presidência, deu as boas vindas ao grupo e confirmou que diversos jornalistas da CMSP estarão envolvidos no acompanhamento dos estágios com os alunos cursistas. Maria Isabel Lopes Correa apresentou o acervo documental e audiovisual  do recém inaugurado Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo e informou que os alunos selecionados terão a oportunidade de acompanhar o funcionamento destes departamentos de perto, ao longo das atividades. E todos, selecionados ou não, de explorar o recém inaugurado Centro de Memória, poderosa ferramenta de pesquisa para pautas sobre a cidade, suas histórias e personagens.   
 
Esta é a nona edição do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, que pela quinta vez consecutiva vem sendo realizado em parceria pela OBORE e Escola do Parlamento da Câmara Municipal, com apoio do Sindicato dos Professores de São  Paulo (Sinpro-SP) e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).  
 
No total, mais de 350 pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 25 vagas. 
 
As atividades contam com transmissão ao vivo pelo sistema de acompanhamento on-line da CMSP. As sessões ficam arquivadas e podem ser consultadas por data, bastando acessar auditórios on-line no link:
 
http://www.camara.sp.gov.br/transparencia/auditorios-online/ 
 
 

Sobre o Repórter do Futuro

Trata-se de um projeto de formação iniciado pela OBORÉ, em 1994, com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Ao longo de duas décadas de existência, desenvolveu e aperfeiçoou uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades através de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste projeto é desenvolvido em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes. Com esta proposta pedagógica, são igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.


A Escola do Parlamento

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.

Desde sua criação a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.

A parceria com a OBORÉ constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Entre 2012 e 2015 foram realizadas quatro edições do curso Repórter do Futuro – Descobrir SP, com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e sofisticada da cidade de São Paulo.

Programação

13 de agosto, 14h às 17h, Sala Sérgio Vieira de Mello
Encontro de Confraternização e Seleção
Aula Magna: As desigualdades sociais  na cidade
Palestrante convidado: João Guilherme Vargas Netto, analista político

17 de setembro, 14h às 17h, Sala Tiradentes
Tema 1: São Paulo, Megacidade
Palestrante convidada: Ermínia Maricato,arquiteta e urbanista 

21 de setembro, quarta-feira, 14h
Atividade de Boas Vindas: Conhecendo a Câmara Municipal
Organização: Centro de Memória da CMSP

24 de setembro, 14h às 17h, Sala Tiradentes
Tema 2: Saúde
Palestrante convidado: Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP 

22 de outubro, 14h às 17h, Sala Tiradentes
Tema 3: Educação
Palestrante convidado: Celso Napolitano, docente na Fundação Getúlio Vargas - FGV e presidente da Federação dos Professores no Estado de São Paulo - FEPESP    

5 de novembro, 14h às 17h, Sala Tiradentes
Tema 4: Mobilidade
Palestrante convidado: Frederico Bussinger, ex secretário dos Transportes de S. Paulo e consultor 

19 de novembro, 14h às 17h, Sala Tiradentes
Tema 5: Sustentabilidade
Palestrante convidado: José Eli da Veiga, economista e docente na Faculdade de Economia e Administração - FEA/USP  

Novembro: Operação Ponto Final (em duplas)

3 de dezembro, 10h às 17h, Sala Tiradentes

Apresentação dos trabalhos das duplas, avaliação, certificados e encerramento


SERVIÇO

Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
9º Módulo - 2016

Ouça a cobertura do Encontro de Seleção na  RadioWeb | CMSP



SAIBA MAIS
Cadernos de Jornalismo - 8ª edição



Promovido pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e OBORÉ Projetos Especiais, o lançamento do 8º volume do Cadernos de Jornalismo do Projeto Repórter do Futuro - módulos Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter aconteceu dia 30 de junho, no Auditório Prestes Maia (Plenarinho) da Câmara Municipal. 

Fruto da parceria entre a Escola do Parlamento e a OBORÉ, a publicação registra as quatro edições dos cursos de complementação universitária voltados a estudantes de Jornalismo realizados entre 2011 e 2015, no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, cujo propósito foi  aproximar estudantes de Jornalismo das grandes questões que ainda desafiam o crescimento de uma cidade como São Paulo, vistas sob a ótica dos gestores públicos ligados ao poder executivo ou legislativo, estudiosos e especialistas.
 
Além da publicação impressa, o projeto conta com uma versão  e-book na qual estão incluídos materiais adicionais como fotografias, vídeos e reportagens produzidas por alunos do módulo de 2015. 
 
Do lançamento participaram alunos, ex-alunos, professores e colaboradores do Projeto ao longo desses cinco anos. Além da oportunidade do reencontro, quem compareceu ao lançamento recebeu um exemplar cortesia dos Cadernos.   
 
Acesse reportagem no Portal da CMSP 
 
Acesse aqui a versão impressa
21x28, 108 p., cor. Capa: Laerte. Impressão: Imprensa Oficial - IMESP

 
Acesse aqui a versão digital  
Inclui links para conteúdo, como fotos, vídeos e sites institucionais, relacionados com os cursos.




 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online